Ponto final e não vírgulas – 169/365

Até entendo que algumas pessoas gostem de escrever longos texto cheio de vírgulas e a história nunca “ganha” fôlego. Pode ser que estas pessoas estejam certas e ok! Porém, na dica terapêutica de hoje quero falar que o ponto final (às vezes) é muito importante para finalizar processos e só quando os finalizamos é que podemos começar novamente um novo parágrafo.

Por falta de coragem, por medo, insegurança ou sei lá o quê, muitas vezes deixamos processos abertos na nossa vida e avançamos para outra situação sem fechar aquela frase, aquela história, aquele projeto. Se colocar um pouco mais de atenção na sua história de vida, talvez e só talvez tenha tantos processos abertos e não fechados que a sua história pode parecer confusa para o mundo e para você mesmo.

Já se perguntou como as pessoas te vêem? Qual é a crença que mais se repete em relação a você? Por exemplo, teve um período da minha vida em que a minha família dizia que eu era enrolado e os meus amigos, namoradas e todos diziam que eu era enrolado, então eu devia ser mesmo enrolado, pois pessoas diferentes que ocupavam papéis diferentes na minha vida repetiam sempre a mesma frase!

Ganhei consciência sobre a minha vida e transformei os meus processos, aprendi a dizer não, a respeitar o meu tempo e o das pessoas, a ouvir mais e falar menos, a compreender os meus diálogos internos e qual foi o resultado disso? Ninguém nunca mais me disse que sou enrolado! Muitos, muitos pontos finais foram colocados na minha vida e a minha história deixou de ser confusa e começou a ser organizada!
Se me perguntar se foi fácil, é claro que não foi! Exigiu de mim alguma disciplina, precisei fazer escolhas e a cada escolha houve uma renúncia, e? E este foi o preço que tive que pagar e está tudo certo! Lembro ainda da época que tudo que começava ficava pela metade e tinha uma dificuldade enorme em fazer coisas longas. Hoje, olha eu aqui na dica número 169 e com certeza chegarei a 365, pois aprendi a iniciar e a finalizar processos.

Confesso que cansei de duas situações recorrentes na minha vida! A primeira delas, foi ter que recomeçar! Fiquei farto de sempre recomeçar do zero, então decidi parar de desistir. A segunda era eu estar sempre no meio de confusões, pois os meus processos se misturavam e me sentia muito, muito perdido e isso consumia uma energia incrível que só percebemos quando saímos deste ciclo vicioso.

Aprenda a perceber onde está nos seus processos, se está no começo, onde é o meio e como identificar o final. Perceba se vale a pena carregá-los colocando (vírgulas), pois às vezes sim, porém, outras vezes somos nós que vamos acreditando que vale a pena e lá na frente teríamos sido mais felizes “se” tivéssemos interrompido antes!

Bom momento de reflexão e de decisão.