Podemos ajudar mais? – 70/365

Compreendo que há pessoas que vão ler o título da dica terapêutica e vão se perguntar “se” precisam realmente de ajuda…está tudo certo se acharem que não! Respeito-as! Porém já digo logo no início que esta dica é voltada para as pessoas que acreditam que podem de alguma maneira colaborar um pouco mais para vivermos em um mundo melhor!

Houve um dia em que pensava (completamente) diferente e via “o” ajudar como algo que deveria ser apenas preocupação dos governantes, até eu estar na posição de precisar de ajuda e foi naquele duro instante que acordei e percebi que somos todos iguais, independentemente da nossa conta bancária ou cor da pele. Desde então faço tudo o que posso para ajudar pessoas e sem fazer muito barulho!

Já falei com algumas pessoas sobre ajudar e alguns acreditam que precisam ter muito para ajudar ou quando pensam em (ajudar) parece que existe aqui um compromisso de resolver a questão do próximo ou operar um milagre na vida de alguém e tudo o que penso é que podemos simplesmente abandonar as histórias e fazer algo para que o mundo se torne cada vez mais um lugar bom para morarmos!

Ajudar nem sempre precisa “ser” tirar dinheiro do bolso! Pode ser às vezes, estender a mão a uma pessoa que precisa de ajuda, doar um ténis, um cobertor ou quem sabe emprestar por algumas horas os nossos ouvidos para ouvir uma queixa ou uma lamentação! Não precisamos ser psicólogos para emprestarmos os ouvidos! Não precisamos ser coaches para ajudar uma pessoa a enxergar uma saída para a sua vida! Não mesmo!

A minha ideia aqui é apenas levá-lo a pensar no que poderia fazer para contribuir para que outras pessoas vivessem melhor, para que você se sentisse mais útil, para que a sua ajuda, a sua energia pudesse ajudar a mudar de alguma forma o mundo? Entende? Contribuir de coração, fazendo apenas a nossa parte e nada mais!

Quando penso na roda da vida, sempre vejo pessoas preocupadas com o lado profissional, familiar, financeiro, mas poucos lembram deste lado filantrópico que também faz de alguma forte parte do todo!

Todos os dias escrevendo uma dica é uma maneira de contribuir! As lives que faço todos os domingos às 21h é outra maneira de contribuir, as palestras que são para arrecadar brinquedos são para contribuir e por aí vai…. Podemos fazer sempre algo a mais (se) houver vontade, se houver um pouco de disposição da nossa parte.

Conta a história que uma floresta pegava fogo e no sinal das primeiras chamas todos os animais começaram a correr contra o fogo e um macaco parou e percebeu que um pequeno pássaro amarelo carregava em seu bico um pouco de agua e jogava no fogo e voltava ao lago para abastecer mais algumas gotas. Curioso, o macaco o interrompeu perguntando o que ele estava fazendo? E disse: “Não percebe que nada vai adiantar você tentar apagar o fogo? E ele deu ouvidos.

O macaco incomodado, voltou a esperar o pássaro voltar e gritou com ele: “És surdo pássaro tolo?” E o passarinho ofegante parou e disse: “Não vê que estou fazendo a minha parte? Não tenho tempo para (ouvir) historinhas….”

Eu, como este pássaro não tenho MESMO a ideia de salvar o mundo! Nãooooooo. Porém todos os dias faço a minha parte e busco mais situações que podem somar neste processo para fazer um pouco mais!

Quem sabe você também se una a mim e me ajude de alguma maneira a fazer algo a mais pelas pessoas que estão próximas de nós, pelo nosso bairro, pela nossa cidade, pela nossa comunidade? Quem sabe hoje tome consciência e faça algo a mais por aquele abrigo, por aquela creche, por alguma entidade?!

Eu sempre ofereço palestras minhas gratuitas para quem tiver disponibilidade em organizar e arrecadar alimentos, roupas ou dinheiro para obras sociais! Se tiver interesse fale com a minha equipa!

Sozinho vamos mais rápido simsim! E juntos vamos muito, muito mais longe!