Páscoa, Pessoas e todas as TRETAS (Extra) – 89/365

Inicio a dica terapêutica de hoje dizendo que o título é forte! Sim! É mesmo forte e com certeza o conteúdo não será diferente, então se tiver estômago para ler e “acordar” leia, se não a minha sugestão é que compre uns ovos, continue a desejar feliz páscoa e tenha um domingo iluminado!

Esta semana recebi tantas mensagens de Feliz Páscoa que descobri pessoas que estavam no meu Facebook que nem lembravam que existiam “ou” que nem sabia e claro que se você (já) me segue sabe muito bem que sou assim…. Escrevo sem filtros, até porque minha intenção não é passar a mão na cabeça, né? Quero transmitir informação, dar dicas, contribuir e nem sempre as contribuições vêm em forma de coração.

Acho a Páscoa uma maneira de aquecer o comércio e vender mais chocolates! Ok! Sei que se comemora a ressurreição de cristo e mesmo não sendo católico, respeito tradições e o que mais gosto é a “Ideia” da família se reunir em volta de uma mesa, mas a pergunta que NUNCA cala é porque precisamos de uma data específica pra isso?

As pessoas mandam mensagens desejando feliz páscoa e escrevem que é a semana de perdoar e que devemos fazer isso e aquilo e que (NÃO) podemos comer carne e…. Aí começo a me perguntar porque devo seguir regras em uma semana e não depois ou antes ou sempre!!! Semana do perdão? Estamos a brincar? Não seria mais congruente perdoarmos sempre? Não seria mais interessante pegarmos o telefone numa terça-feira qualquer e convidar a família para um delicioso jantar?

Uma das pessoas que não falo há quase dois anos, me mandou uma mensagem no meu WhatsApp de feliz páscoa e com um destes textos que recebeu de alguém e decidiu enviar para toda a sua lista, para cumprir uma espécie de obrigação com o mundo, sei lá e eu ontem no aeroporto com o voo atrasado decidi ligar e depois do olá a minha pergunta foi: “Está tudo bem? Nunca me liga!” E ele justificou que não tinha tempo e tal e perguntei onde ele arrumou tempo para mandar aquela mensagem “já” que percebi no histórico que tinha 4 mensagens minhas sem resposta e ele riu e falou: “Irmãooo, é Páscoa!!! Calma lá!”

Calma lá? Rsrsrsrs… Uma pessoa que se intitulava “amigo” não responde 4 mensagens em 2 dois anos e agora me fala em páscoa? A intenção desta dica é mesmo, mesmo acordarmos para o que estamos fazendo todos os dias com as nossas vidas! Tem tempo para escrever uma mensagem (ou) pior para compartilhar estas mensagens cheias de coisinhas e brilhos para uma lista toda! Me sinto mesmo especial com estas mensagens padrão! Rs!

Eu entendo que algumas pessoas precisam de datas para saírem do automático da vida! E que outras seguem a manada e nem “questionam” nada, apenas seguem e pronto! A questão é que podemos sempre que desejarmos fazer um pouco +! Aumentando o nosso conhecimento, alargando a nossa experiência e somando a nossa vida (momentos felizes).

Quando coloquei tretas extras no título desta dica “e” em letra maiúscula foi justamente para chamar a atenção dos leitores para esta palavra, pois junto com todo este conceito de datas (nós) começamos a fazer o que a maioria das pessoas fazem e nem percebemos que aos poucos vamos nos tornando seres humanos de tretas! O que é feito das mensagens individuais? As ligações sinceras de saudade? Os convites reais e não apenas para (marcar) presença?!

Estes dias a minha querida comadre Ana Pereira Vieira me mandou uma mensagem dizendo que estava preocupada comigo, pois eu trabalhava muito e estava com saudade de estar comigo! Aquela mensagem foi autêntica, sua escrita super congruente e claro que logo que pude liguei e falamos um pouco. Quando eu desliguei, fiquei com a nítida sensação de gratidão e como faço, olhei pra cima e disse: “Obrigado” e uma piscadinha em seguida! Normalmente pisco o olho e agradeço ao Universo por tudo o que amo muito e amo pessoas realmente verdadeiras!

Por favor não me compreenda mal se sente que é uma destas pessoas que me mandou uma mensagem de feliz páscoa! Ok, sou grato “se” a sua intenção foi boa comigo, porém se a sua próxima mensagem vier apenas no natal, digo-lhe já que me corte da sua lista, pois entre a páscoa e o natal existem muitos dias e pode mandar mensagem perguntando se eu estou bem ou pode me desejar uma ótima tarde de quarta-feira!

Eric, mas isso não fazemos apenas com melhores amigos? Sim! Pode fazer apenas com os melhores amigos, com amigos, com pessoas queridas e não estou aqui indignado com ninguém que segue o meu trabalho! Estou aqui indignado com as pessoas do meu círculo mais próximo, dos meus familiares e amigos e estou aqui com a MAIOR intenção de somar na sua vida! E arrancá-lo do automático da vida é uma das minhas maiores intenções, entendeu?

Não faça parte (por favor) deste grupo que envia mensagens, correntes e bom dias com frases prontas! Até entendo que pode ser “carinhoso” agradar a malta, mas sinceramente algumas pessoas merecem uma certa atenção! Os seus familiares por exemplo, convide-os mais para se reunir à volta de uma mesa ou na sala para um belo papo.

Na quinta-feira um cliente me contava sobre o almoço de domingo e dizia como era difícil ter 2 tias na mesa. Me contou como não gosta delas e ao invés de perceber porquê não gosta ou resolver, sofre com estes encontros! E porque as convida então? Consegue imaginar a resposta? “Eric, é páscoa!” Rsss!

Que tal se hoje nesta páscoa, pudéssemos transformar este hábito em algo um pouquinho diferente? Que tal se aproveitasse para marcar outros encontros com as pessoas que ama? E se você mudasse a maneira como trata as pessoas? Ahhh e se o seu maior objetivo não fosse agradar o outro, ehhh?

Enfim, eu desejo que tenha um ótimo domingo e desejo que tenha amanhã uma ótima segunda e que todos os seus dias sejam mágicos, sejam incríveis e com aprendizados MESMO brutais e porquê? Não é porque é páscoa, nem natal! É simplesmente porque acredito que todos nós temos o direito de sermos verdadeiramente felizes….