O que eu aprendi atendendo tenistas nos EUA. – 82/365

Durante 3 anos consecutivos fui para os EUA para atender tenistas, a maioria brasileiros entre 13 e 17 anos, e o meu papel junto a eles era basicamente compreender e alterar crenças em relação a uma série de situações para que eles pudessem focar no jogo e vencer.

Aprendi muito nestas viagens e tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre ténis e uma das coisas que me ajudou muito foi perceber o conceito da palavra TREINAMENTO.

Antes da viagem tive algumas vezes na escola que os preparava e ali descobri que alguns tenistas chegavam a ficar 6 a 8 horas treinando e algumas vezes o mesmo movimento e como não fazia parte daquele mundo nunca me aprofundei e acredito que na maioria dos desportos a cena é a mesma. Aprender as técnicas, estudar minuciosamente e treinar e treinar.

Aprendi imenso com estes jovens! Com os seus professores, com toda a estrutura, porém o que mais ficou marcado na minha mente foi um dia que um dos treinadores me explicava a diferença entre um miúdo com talento e outro trabalhado. Aquilo foi mesmo um aprendizado brutal que trouxe imediatamente para a minha vida e para a dos meus clientes.

Segundo ele, alguns tenistas são talentosos e com um pouco de instrução começam a jogar e dão um verdadeiro show! É como se já tivessem tudo automatizado e uma vez bem orientados fizessem tudo acontecer. Já outros tinham motivação, determinação, mas precisavam ser muito trabalhados, pois às vezes batiam muito forte na bola, outras muito devagar e estes estavam ali ou porque o pai queria muito ou pela oportunidade de viajarem para os EUA.

Interessante é que um destes tenistas se tornou meu cliente particular e durante 8 meses tivemos sessões regulares, nas quais conheci a sua história de vida e ajudei-o a subir no ranking. Nós trabalhamos duro, pois ele precisava ajustar muitas coisas para conseguir fazer acontecer.

Na nossa vida, mesmo fora das quadras, não é diferente! Alguns nascem com uma “espécie” de dom e fazem acontecer com facilidade e outros precisam trabalhar muito para conseguir alguma coisa, já repararam nisso?! Porém, acredito que todos nós temos coisas que dominamos e outras que precisamos trabalhar e é sobre isso que esta dica terapêutica se trata hoje.

Eu por exemplo acredito que tenho um dom para o que faço! Sou talentoso para utilizar as ferramentas terapêuticas e ajudar pessoas a transformarem as suas vidas. Tenho uma grande habilidade para aprender e transmitir a mensagem, mas sou altamente indisciplinado e sempre fui uma pessoa que começou e abandonou projetos, sonhos, metas e recomeçou tudo de novo sem olhar pra trás e nos últimos anos, o que tenho vindo a fazer na minha vida? Venho treinando este meu lado (menos) bom! Rs!

Nas minhas sessões de coaching exploro muito junto aos meus clientes o que eles são bons e potencializo ao máximo e o que eles deixam a desejar. Eu ajusto, fortaleço e trabalhamos muito para que esta parte “preguiçosa” ou esta parte que responde menos aos estímulos possa estar mais ativa e se torne parte do conjunto que vai dar a resposta que ele precisa.

Talvez já tenha percebido isso na sua vida, talvez não e quem sabe esta dica hoje desperte isso em você e várias fichas caiam e possa começar hoje mesmo a fazer contas, a colocar num papel o que mais faz com facilidade e o que mais faz com dificuldade. É claro que para fazer todo este ajuste precisará criar regras ou compreender melhor os seus sistemas e ter uma força de vontade gigante para que tudo se alinhe novamente.

Não acredito em cruzar os braços e o milagre acontecer! Acredito em sermos o milagre!

Eu peguei uma folha em branco um dia e com uma caneta dividi-a no meio. Do lado esquerdo, escrevi tudo aquilo que eu tinha mais facilidade e do direito aquilo que tinha dificuldade e naquele momento decidi que não faria uma cena com aquilo, apenas compreenderia e trabalharia o que fosse preciso e ponto, ok?!

Entre as minhas dificuldades, estava a falta de disciplina e a inconstância, o não ir até o final e ali comecei a trabalhar estes pontos! Uma das coisas foi criar programas comigo por curto tempo para trabalhar a disciplina e o começar e terminar. Isso pode parecer estranho, mas funcionou lindamente.

Lembro de programar que durante 5 dias iria acordar às 5:30h da manhã e descer para caminhar na praia. Assim o fiz e comemorei aquela vitória. Claro que os 2, 3 primeiros dias acordei de mau humor e fui me arrastando até ao banheiro. Depois foi mais fácil, depois foi prazeroso e comecei e terminei. Após 15 dias com esta rotina, acrescentei no fim da caminhada meditação por 5 minutos e fiz outros 15 dias. No entanto, a meditação correu mal, não conseguia e me perdia, me sentia mal e eram apenas 5 minutos, eh?! Rs

Então fui ler, ver vídeos e descobrir o que era mesmo meditar, como poderia fazer e hoje chego a meditar 30, 40 minutos como se fossem 5! O que fiz? Treinei, treinei e treinei. Aprendi e treinei.

Na minha opinião a maioria das pessoas não chega onde quer chegar por uma série de fatores e o maior de todos eles é desistirem da parte menos boa que existe nelas! Porque alguém disse que elas não vão conseguir, porque é cómodo simplesmente dizer ok! Isso não é comigo ou isso não é pra mim e elas simplesmente abandonam um sonho pelo caminho.

Eu já trabalhei com atletas que batiam tão forte na bola que parecia terem escolhido o desporto errado e deveriam ir para o boxe para expressarem a sua raiva. Aí eles descobriam outra maneira de expressar a raiva e se tornaram precisos na arte de bater na bola e marcarem pontos para vencerem a partida.

A pergunta que fica aqui dentro de mim é: E você? Vai dizer a você mesmo e ao mundo que não sabe bater mais devagar e está tudo certo ou vai dominar a arte de acertar a bolinha de uma maneira que vai marcar mais um ponto na sua vida?

Quer mesmo continuar a deixar que o seu lado (menos) treinado continue sem instrução ou está disposto a treiná-lo e ensiná-lo que ele você é inteiro e precisa da equipa trabalhando em conjunto dentro de ti?

Acredito que sabe que sou coach, Hipnoterapeuta e que posso te ajudar a transformar os seus comportamentos! Porém, existem outros grandes profissionais que podem lhe ajudar a mudar o seu comportamento e cada um deles possui ferramentas e estilo diferente para que esta mudança aconteça!

Porém gosto de acreditar que a principal mudança que devemos fazer é no nosso registo mental! Pois se não tiver o mindset certo nada adianta querer, desejar e continuar a acreditar que não consegue, que esta (parte) não é pra ti.

Acredite (por favor) todas as partes são para ti, o que precisa é fazer que todas as “suas” partem se comuniquem bem, muito bem e depois é alimentá-las para que nunca mais alguma delas decida tirar umas longas férias ou dormir até às 14h.

Eu quando escrevo todos os dias uma dica terapêutica é com vários propósitos e um deles é ajudar pessoas comuns a se tornarem extraordinárias! Outro é para exercitar o meu conhecimento e perceber que sou capaz de todos os dias compartilhar uma experiência nova com o meu público. É aumentar a minha disciplina, expor as minhas ideias, entregar a minha mensagem.

A cada dia as minhas partes se comunicam mais e percebo claramente que o meu lado escritor já se destaca entre elas e isso só alimenta uma das minhas metas que é ser um dos Maiores escritores do mundo! Simples assim.

Se gostou desta dica, por favor escreva algo aqui em baixo nos comentários para eu alimentar a minha motivação e saber que estamos juntos.