O Poder de um Diário – 222/365

Quando falamos em diário, logo lembramos daqueles adolescentes escrevendo suas aventuras e historinhas de amor, não? Eu lembro que eu era assim.… rsss! Sem muitas historinhas de amor, mas adorava escrever poemas, frases motivacionais e meus planos de como seria um milionário! (rindo alto).

Divertido ou não, a ideia do “diário” que quero trazer aqui é bem diferente de quando éramos adolescentes, ok? A ideia é ter um diário para escrever o que fazemos no nosso dia a dia e podermos semanalmente analisar como foi a nossa semana, os nossos pontos altos, os baixos, o que fizemos para melhorar os baixos, para fortalecer os altos e até o aprendizado que tivemos.

Em um seminário na Madeira propunha eu o uso de um diário para os alunos e uma mulher criticou, dizendo que perder tempo escrevendo e depois ainda lendo seria desperdiçar muito tempo e ela não o faria. Eu ouvi-a atentamente e respeito a visão dela, porém se analisar o diário não nos rouba tempo, ele nos ensina a errar menos, eles nos ajuda a compreender melhor o que fazemos e o que deixamos de fazer (se) realmente fizermos de maneira correta.

Eu já fiz dezenas de diários e em todos eles eu escrevo como foi o meu dia, elejo os meus pontos altos e baixos e gosto muito de finalizar com uma palavra que define o meu dia e normalmente ainda acrescento uma lição que ensinei e uma que aprendi. O tempo que fiz isso foi tão importante que me ajudou a ajustar a minha rota inúmeras vezes pelo caminho.

Talvez pareça “exagerado” eu dizer isso, mas escrever em um diário foi mesmo libertador e ele muitas vezes salvou a minha vida, pois graças às minhas palavras ali eu consegui perceber onde estava insistindo e não deveria insistir e sim aprender com o facto, bem como para onde eu realmente deveria direcionar o meu foco e aprender.

Garanto que escrever e ler depois com frequência é uma experiência mesmo empolgante e no começo pode até parecer chatinho, mas garanto que com o tempo este diário se tornará o seu principal amigo e verá que suas “santas” anotações poderão aos poucos lhe guiar para um caminho melhor, com mais acertos e menos erros.

Então o que está esperando?
Comece logo o seu diário e faça ele ser mesmo um super lugar onde pode confidenciar seus pensamentos, estratégias, frustrações e tudo aquilo que faz sentido para que possa analisar, ajustar e melhorar.

Simples assim!