MEU LADO (MENOS) BOM! – 81/365

Interessante que hoje fiquei aqui pensando no melhor título para falar sobre sombras! Sobre aquela parte nossa que nem sempre gostamos, que evitamos e que muitas pessoas fogem ou negam em tempo integral e falar deste meu lado (menos) bom me pareceu mais leve porém, o que gostaria mesmo era que fosse: Meu lado Sombra! O mostro que habita em mim ou Veia do mal…Mas pensei que poderia assustar algumas pessoas!

Enfim, chame como quiser chamar, eu acredito que todos nós temos um lado “sombra”, um lado (menos) bom e às vezes negamos este lado ou fugimos dele, mas com o tempo descobri que fugir dele não é nem de perto a melhor opção, então parei de fugir e comecei a olhar para ele de frente! Cara a cara! Eu confesso que as primeiras vezes me faltou ar, as pernas tremeram até eu ter coragem de estender a mão e me apresentar, dizendo: “Olá Sou o Eric Pereira! Tudo bem?”

Nestes anos em consultório ajudei centenas de pessoas a estarem diante de suas sombras, mesmo aquelas pessoas que diziam que não tinham uma “sombra” e aqueles que diziam que o lado (menos) bom era culpa do seu pai autoritário ou da mãe ausente ou “até” dos governantes que…. Às vezes me pergunto porque tantas pessoas preferem (culpar) o outro ao invés de encontrar as respostas certas e resolver, né?! Aprendi que quando apontamos o dedo pra fora, não enxergamos “dentro” e assim vamos negando e permitindo que o lado (menos) bom nos consuma de alguma maneira. Forte isso? Nãooooo, continue negando as suas sombras que aí sim vai saber o que é forte!

Eu também fui um (negador) e durante uns anos achava que a culpa era do meu pai que faleceu e de alguma maneira não esteve presente em minha vida, porém quando aprendi a olhar para dentro percebi que estas tais “sombras” não mereciam ser alimentadas com historinhas e contos. Então resolvi estender a mão, me apresentar e aos poucos fui percebendo que elas às vezes me dominavam me transformando em um Super Mega Egoísta!

Não estou falando de um Egoísta qualquer! Estou MESMO falando de um dominador, capaz de querer TUDO só pra sí, sem se preocupar com o próximo…. Durante alguns anos nem entendia muito esta palavra: “Próximo?” Talvez esta palavra faria sentido numa frase que insistia em vir na minha mente que era: “Quem é o próximo que preciso tirar do meu caminho? Hummm…” E fazia mais sentido!
Sem medo de errar, eu não era uma boa pessoa! Ok! Acredite ou não, isto acontece e (às vezes) alimentamos estas sombras, mantemos no poder uma versão (menos) boa. Algumas pessoas passam uma vida alimentando (sombras) como esta e outras acordam (como EU) e percebem que elas existem e não merecem serem alimentadas jamais.

Não sei se em algum momento deste texto vai conseguir compreender o sentido da palavra “sombra” ou se vai torcer o nariz e pensar que está imune a estas coisas de sombras e lado (menos) bom! Eu ainda não conheci alguém que não tivesse este lado sombrio, mas ok! Pode ser o seu caso!

No entanto a minha missão hoje aqui escrevendo esta dica terapêutica é mesmo puxar pela sua memória dizendo que pode ter aí dentro um lado que não concorda com outras partes suas e se deixá-lo sair um pouquinho cá para fora, ele pode cometer algumas injustiças!

Outro dia discutia sobre sombras com um aluno via WhatsApp e ele me dizia que ele não tinha nenhuma sombra, mas conhecia pessoas mesmo más e ficou uns 15 minutos falando destas pessoas. Até a sua voz mudava quando acusava estas pessoas! Julgava-as como se fosse um juiz sentado no seu trono de ouro. Enquanto ele falava, eu aqui em silêncio pensava se este não era seu lado sombra. Porém não quis dizer nada, apenas ouvi, interrompi e logo mudamos de assunto!

Eu (Eric Pereira), tenho algumas sombras e se leu com atenção não disse uma sombra e nem disse que eu tinha (no passado), eu tenho no presente e neste momento algumas eu identifiquei! Não sei se existe uma maneira de acabar com elas! Penso que não! A questão é que não as alimento e se percebo que alguma atitude minha de alguma maneira fortalece algumas delas, logo me policio para não deixar que elas dominem a minha vida e atrapalhem a minha vida.

Pensa um pouquinho, reflita sem presa, com calma, reveja os seus comportamentos e depois diga para você mesmo o que tem feito para ser como é e provocar o que provoca nas pessoas ao seu redor e em você mesmo e quem sabe em uma destas reflexões perceba o que faz, porque faz e como faz e pode ser que neste exato momento decida transformar!

Se não percebeu, ok! Um dia pode perceber! Agora se sentiu este assunto de maneira mais profunda e logo identificou que existe uma “sombra” aí dentro que precisa ser tratada, escreve aqui nos comentários por favor 10! Apenas para eu saber que estamos em sintonia e não sou o único aqui a identificar o meu lado (menos) bom.