Hipnose para pacientes que recebem quimioterapia

Hipnose para pacientes que recebem quimioterapia no Hospital de Guadalajara (México)
Para promover um estado de relaxamento e melhorar os sintomas subsequentes.

A fim de criar condições que irá melhorar o moral dos pacientes com câncer, uma equipe de 10 voluntários mexicanos, todos os psicólogos profissionais e liderada pelo psicólogo UdeG Esther Cisneros Quirarte, usar a hipnose Ericksoniana para ajudar psicologicamente e emocionalmente os pacientes que chegam à unidade Fray Antonio Alcalde do Hospital Civil de Guadalajara (HCG) .

Trata-se de proporcionar um estado de relaxamento durante o tratamento e, ao mesmo tempo, uma diminuição nas reações subsequentes. “Esta é a segunda vez que recebo ajuda, guiada por psicólogos, e há uma grande diferença”, diz María Guadalupe Cisneros Arredondo, que sofre de mieloma múltiplo. “Antes eu estava inquieto, com muitos medos pela minha doença; Agora estou mais relaxada. Quanto aos sintomas subsequentes, sinto que diminuíram, a dor nos meus ossos se acalmou e há menos formigamento na pele “.

Na unidade de Fray Antonio Alcalde, os profissionais de psicologia intervêm nesses pacientes toda quinta-feira, a partir das 10 horas. Nas três semanas em que o programa está em operação, 40 pessoas foram tratadas com terapia ericksoniana.

Para avaliar os efeitos da hipnose Ericksoniana sobre pacientes e documentar as provas, o plano é para fazer pesquisas com metodologia científica para ser resultados objetivos , detalhes Cisneros Quirarte, que tem a especialidade em terapia familiar sistêmica e é certificada como um hipnoterapeuta pela Instituto Milton Erickson.

HIPNOSE EM MEDICINA

Através da hipnose conduzir as pessoas a um estado alterado de consciência, isto é, para estar em um transe , mas não significa necessariamente que as pessoas perder a consciência ou são inconscientes, diz o psicólogo da Universidade de Guadalajara Monica Gudiño Cabrera , que serve profissionais voluntariamente no hospital Fray Antonio Alcalde.

O uso da hipnose no campo da medicina não é novo. Dr. Santiago Ramón y Cajal, pai da neurociência moderna, usou-o como uma ferramenta para reduzir a presença de dor durante os dois últimos nascimentos de sua esposa.

A hipnose como recurso para reduzir os níveis de ansiedade e medo em pacientes odontológicos é documentada em diferentes artigos científicos. Ele tem sido usado como uma ferramenta por dentistas para relaxar o paciente. E a questão tem sido discutida em diversos fóruns internacionais, como o nono Congresso de Odontologia para Deficientes e Pacientes Especiais, realizado na cidade de San Sebastian.