Hipnose NÃO Funciona

“TALVEZ A MULHER QUE ESTAVA SENTADA DIANTE DE MIM, EM MEU CONSULTÓRIO, TIVESSE ESPERANDO OUTRA RESPOSTA, MAS COMO PROFISSIONAL SÓ PODERIA DIZER QUE A HIPNOSE NÃO FUNCIONA PARA PESSOAS QUE PENSAM QUE VOU ESTALAR OS DEDOS E ELAS VÃO DORMIR E, 5 MINUTOS DEPOIS, ACORDAR SEM DEPRESSÃO”

Minha secretária já tinha dito que, ao telefone, esta cliente insistia que precisava ser hipnotizada já na primeira sessão e que tinha ligado 3 vezes durante a semana para perguntar se eu tinha dado alguma resposta ao seu pedido. É claro que disse que falávamos na primeira sessão de avaliação.

A sessão começou e Laura (vou chamá-la assim) me cumprimentou e foi logo perguntando se ia ser hipnotizada. Pedi para ela se sentar e relaxar e expliquei que aquela sessão era apenas uma avaliação. Expliquei que jamais faço hipnose sem saber quem está sentada na minha frente e os reais motivos que a trouxeram a meu consultório.

Era visível a desilusão de Laura, mas eu estava muito confortável com a situação. Identifico clientes como a Laura, como pessoas que precisam de ajuda, mas estão em busca de algo que alivie suas dores como um passe de mágica.

Depois de explicar como eu trabalho e fazer uma breve apresentação sobre o método terapêutico da Terapias.Clinic®, Laura explicou que sofria de insónia desde que se separou do marido (4 anos atrás) e precisava, urgentemente, de resolver isso, mas nunca procurou ajuda.

Interessante é que, só depois de 4 anos sofrendo o problema, se tornou urgente e decidiu colocar toda a expectativa na hipnose mas, infelizmente, chegou ao meu consultório seduzida pela ideia de que eu a colocaria em transe em segundos e em 5 minutos ela estaria curada.

Expliquei a ela a diferença de hipnose (Show) e hipnoterapia (Clínica), falei também que sim, era possível entrar em transe em segundos e sempre digo que algumas pessoas entram em 30 segundos, enquanto outras em 30 minutos, mas a filosofia da Terapias.Clinic® não é aliviar dores emocionais, mas tratá-las.

Não criámos um método para servir como calmante ou como um penso que pode ser colocado na ferida e “parecer” que está tudo resolvido. Criámos um método, baseado na experiência de mais de 15 anos, minha e da Psicoterapeuta Paula Briani (minha esposa). Foram muitas noites acordados e muitos finais de semana fazendo formação para compreender o que deveríamos usar e o que deveríamos, jamais, usar com um cliente para obter resultados realmente positivos.

Dentro do nosso método, utilizamos, sim, técnicas rápidas como a PNL – Programação Neurolinguística, mas não para resolver i.s.o.l.a.d.a.m.e.n.t.e e, sim, dentro de um contexto terapêutico.
Se eu fosse resumir o meu trabalho parcialmente, eu diria que ouço atentamente o que o cliente me diz, presto ainda mais atenção no que ele não me diz, crio procedimentos sob medida para conversar com seu inconsciente (em Transe Hipnótico e ali faço uma investigação para saber a causa da queixa que ele me traz) e utilizo a PNL e outras terapias breves para resolver o problema.

E mais importante que isso é que treinamos nosso cliente para saber utilizar sua mente de forma que poderá, sempre que desejar, despertar seus recursos internos e buscar solução para seus problemas, não deixando eles se tornarem uma crença ou um bloqueio que, lá na frente, impedirão ele de viver melhor.

Mesmo explicando em detalhes tudo isso, Laura me diz que está em busca de algo rápido. Então eu afirmo que a Hipnose NÃO funciona para clientes que não estão comprometidos com seus resultados.

mulherNa minha visão (E deixo claro isso), a Hipnose é uma ferramenta terapêutica incrível e pode mesmo trazer resultados maravilhosos mas, como todas as ferramentas, deve ser utilizada com precisão e mestria, pois, quando usada de qualquer maneira, ela pode trazer consequências no futuro e tudo que não queremos é tampar a ferida hoje e, amanhã quando tirar o penso, descobrirmos que a ferida se tornou algo mais profundo, por falta de cuidados.

Arrisco a dizer que não podemos anestesias o problema apenas para aliviar o sofrimento de alguém hoje e, quando o efeito da anestesia passar, a dor ser insuportável, ao ponto de trazer outras feridas e deixar, impresso na mente, traumas.

Eu gosto da maneira que trabalho hoje.
Eu gosto de explicar tudo que vou fazer para meu cliente e amo quando ele compreende que tudo que fazemos é feito sob medida, dentro de um método flexível onde podemos até mudar as peças de lugar mas, jamais, alterarmos o resultado final. E este resultado deve ser extraordinário. Além de ajudá-lo a resolver seus problemas emocionais ele deve aprender a usar sua mente.

Quando inicio qualquer tratamento, minha meta final é que o meu cliente compreenda que o poder está com ele.

Ele sempre sai do meu consultório compreendendo que a mesma mente que criou o problema gerou a solução!

Hipnose é apenas um caminho… Um lindo caminho para nos conhecermos.

assinatura-3