FILTROS para fotos ou para a VIDA? – 108/365

Eu, depois de um tempo usando o Instagram, descobri que poderíamos colocar um filtro nas fotos antes de postar para que elas ganhassem uma espécie de realce e confesso que já coloquei um filtro preto e branco, uns mais clarinhos que acabavam por corrigir algumas imperfeições. Depois vim a saber que na internet existem milhares de outros filtros que podem nos ajudar a diminuir medidas ou retirar uma rugas aqui ou marcas ali e estes garanto que nunca usei.

Interessante é que fica muito claro que algumas pessoas usam filtros também na vida real e aos poucos começam a ser a pessoa que não são, que nunca foram e que talvez seja que jamais serão. Isso às vezes me deixa mesmo curioso, para não dizer irritado e ser muito agressivo, Rsss!

É claro que posso falar disso com autoridade, pois eu também já utilizei estes filtros para ser uma pessoa que nem de perto eu era. Costumo dizer que quando entrei na hipnose, nos primeiros anos eu construi um personagem, dei vida a ele e usava filtros de bem resolvido, de menino bom, do profissional mais congruente do mundo e à medida que fui estudando, aprendendo e principalmente mergulhando com os meus clientes, descobri que me perdi em algum momento.

Fui tirando um filtro, abandonado outro, deixando uma máscara, tirando a maquiagem, me livrando de todos os excessos e sendo apenas euzinho mesmo! Eric Pereira, coach e Hipnoterapeuta, pai de 7 lindos filhos, perfeitamente imperfeito e sabe o que percebi? Que à medida que fui me tornando eu mesmo, fui ganhando uma forma inexplicável. Fui descobrindo o poder do amor, fui aprendendo a ler as pessoas, a compreender as suas dores emocionais e fui mergulhando em um processo único na minha vida.

Filtros às vezes em uma foto podem “até” ser legal, mas no dia a dia não, né?! Por favor! Vamos tirar aqueles filtros de arrogância, de sei tudo, de sou a pessoa mais feliz do mundo e vamos ser apenas nós mesmos, com as nossas falhas, com as nossas cicatrizes! Ontem, em um dos atendimentos na minha formação em hipnose terapêutica, eu falava justamente sobre a beleza de termos cicatrizes… Com absoluta certeza, cada cicatriz que temos é uma experiência que de alguma maneira ficou registrada em nosso corpo, em nossa alma e isso não pode ser um motivo de vergonha. Deve ser um motivo de orgulho! Um motivo para olharmos para ela não com olhar de desprezo, mas com sorriso no rosto, pois ali está a prova de que aconteceu sim, mas a vida continuou e você superou ou está superando.

Quando eu uso um filtro para ser quem eu não sou, posso “até” agradar muitas pessoas, posso até transmitir ao mundo a mensagem que eu quero, porém acredito (EU) que nem de perto é a mesma coisa. Acredito que isso é igual a novela! As pessoas gostam, vibram e até querem ver de novo, mas sabem que no fundo aquele cenário foi criar para entreter e que a “personagem” é apenas uma atriz.

Eu tive uma cliente que durante o namoro criou filtros para agradar ao namorado e era a pessoa perfeitinha que ele sempre sonhou. Depois de casar, na primeira briga me procurou para falar que era doente de ciúmes e muitas vezes no namoro guardou pra ela o que sentia, chorou em silêncio e chegou a pedir licença em jantares para ir ao banheiro morder o braço para descarregar um pouco da sua raiva.

A questão é que agora são casados e ela não consegue mais manter tantos filtros e este atendimento foi para mim um verdadeiro desafio, pois me ajudou a retirar “parte” dos meus filtros e a cada sessão íamos mais fundo e depois de 16 sessões conseguimos resultados MESMO incríveis. Primeiro trabalhando as suas crenças (verdades absolutas), depois o seus ciúmes e a sua necessidade de preencher o (SEU) vazio.

Hoje ela tem uma super autoestima, pensa mais nela e nela em primeiro, vive bem quando está sozinha, pois durante o nosso trabalho descobriu que não precisa de outro para ser! Ela precisava apenas de ser para ter o outro e seus filtros foram deixados de lado e ele amou mais aquela mulher sem a “maquiagem” do que aquela mulher que se escondia atrás de um filtro que nunca foi na verdade ela.

ESSÊNCIA! Talvez e só talvez estejamos aqui a falar da essência.

Seja você sem medo de ser quem é e se por qualquer motivo não gostar de quem realmente é, sempre pode escolher fazer uma transformação e isso não é usar um filtro e sim melhorar, evoluir, acrescentar! Afinal porque estamos aqui neste mundo? Sinceramente estamos aqui para evoluir, aprender, ajudar, acumular experiências e sabedoria, não? E para que vamos viver atrás de um filtro de uma máscara para depois descobrirmos que era mesmo bom e divertido sermos nós mesmos para apendermos a ser melhor?!

Por favor! Olha no fundo dos teus olhos diante de um espelho e apenas percebe que és assim…. Perfeitamente imperfeito e está tudo certo em apenas sermos! Agora respira fundo, coloca um sorriso no rosto e vamos aos poucos melhorar! #simplesassim