Eu posso pedir AJUDA? – 99/365

Dicas Terapêuticas

Hoje atendi a ligação de uma cliente que foi recomendada por uma ex-cliente que me procurou para deixar de fumar. Expliquei pra ela o que fazia e como fazia e ouvi um pouco da sua queixa principal que era diferente da amiga que a recomendou. No entanto, o mais interessante é que depois de falar um pouco com ela ouço uma frase que fez acender uma luz aqui dentro e originou esta dica terapêutica.

Ela disse: “Estava desabafando com um amiga que me recomendou o seu trabalho e fiquei curiosa, pois sempre tive vergonha de pedir ajuda, me sentia uma tolinha em recorrer a alguém e contar o meu problema que parece tão bobo.”

Depois que falamos, uma coisa ficou na minha cabeça! Quantas pessoas deixam de pedir ajuda pelo simples facto de não darem a devida importância à sua questão? Quantas pessoas deixam de falar sequer sobre as suas feridas emocionais com “vergonha” do que as pessoas vão pensar e ao invés de colocarem para fora, engolem estas emoções, não “explodem”, mas implodem e mais cedo ou mais tarde um dia isso vai ter que sair pra fora.

Como dizia um professor e amigo: “Pode sim colocar a sujeira pra debaixo do tapete, mas pode ter certeza que um dia ela sairá toda de uma vez e vai ser uma bagunça só, uma sujeira pelo ar, difícil de limpar!” Não disse impossível, ok? Mas difícil de limpar.

A questão do “ato” de pedir ajuda algumas vezes pode soar como sinal de fraqueza para algumas pessoas, porém acho extremamente essencial quando não conseguimos fazer algo! Eu na minha vida já recorri 2 vezes a um Hipnoterapeuta e 4 vezes a um coach para me ajudar a desenhar alguns processos que tinha dificuldade no passado. Achei estranho eu sendo quem sou, pedir ajuda, mas o facto é que sou uma pessoa normal que não sabe todas as respostas e está tudo certo isso.

Podemos pedir ajuda quando não estamos indo bem, podemos pedir ajuda durante o caminho ou quando nos perdemos e quando ignoramos isso, simplesmente podemos entrar em um ciclo vicioso de tentar, tentar e tentar e não sair disso, pelo simples facto de acreditarmos que somos autossuficientes e não precisamos de ajuda.

Pára, né? Por favor! Pode pedir ajuda à pessoa que ama, aos familiares e até a um estranho, desde que faça isso conscientemente e que dê ouvido a quem está pedindo ajuda.

Pensa nisso só um pouco…. Quem sabe identifique aquilo que está travando, que não está resultado e possa pedir ajuda para avançar para o próximo nível.