Eu NÃO estou sozinho. Estou COMIGO! – 116/365

Dicas Terapêuticas

Hoje durante a minha caminhada, eu estava pensando sobre uma mensagem que recebi de uma amiga que li antes de sair para caminhar. Nesta mensagem ela se mostrava muito preocupada comigo, dizendo que “sente” que estou muito sozinho e fica preocupada comigo. No momento que li fiquei feliz em saber que ela se preocupa comigo e é sempre bom termos pessoas preocupados com o nosso estado emocional. Porém fiquei pensativo com qual a imagem que estou passando para ela pensar que estou sozinho?!

Eu não estou sozinho! Eu estou comigo e não pode existir melhor companhia do que a nossa, não acha? Estarmos connosco é estar em uma ótima companhia. Eu confesso que adoro estar com pessoas, porém estar apenas comigo me faz realmente bem, muito bem. Quando estou apenas comigo, tenho altos diálogos, alguns são tão profundos que às vezes termino-os com altas gargalhadas e já tive momentos que terminei sentado no chão da minha sala a chorar até não ter mais lágrimas e foi bom, pois não chorei sozinho, chorei comigo!

Ouço muitos clientes se queixarem de solidão e insisto sempre com eles que devem olhar para dentro e perceberem que estar com eles mesmo deveria ser uma experiência agradável, engraçada, saudável e se não for, corremos o sério risco de nos perdermos nos braços de outra pessoa e não por amor, mas por solidão. Uma vez ouvi uma cliente me dizer que é melhor se perder em um braço de alguém que está com ela, do que se perder no vazio de si mesma e isso me chamou muito à atenção. Naquele momento aprendi imenso e aquele tratamento específico enriqueceu o meu aprendizado, pois se perder no vazio são palavras fortes e indicam que ela acredita que existe um vazio e uma vez pensando assim precisaria a qualquer custo preenchê-lo, compreende?

Gosto de acreditar que não podemos viver buscando peças que possam de alguma maneira preencher espaços em nós! Preciso pensar que a cada etapa da minha vida, a cada nível de consciência estas peças são forjadas e eu mesmo preencho um destes espaços. Eu posso a qualquer momento querer estar perto de pessoas e fazer amigos ou manter os atuais, mas nunca para que eles preencham algum tipo de vazio. Jamais!

O mesmo serve para relações amorosas. No momento que ela corre para estes braços que a protegem, ela está assumindo que neles está segura e sozinha, não? E se ele partir da mesma forma que chegou? E se ele morrer, a vida dela voltará a ser um vazio ou ela logo irá em busca de outros braços para confortá-la?

Quando nos propomos a sermos inteiros, começamos a conhecer pessoas inteiras e isso sim faz a diferença em nossa vida. Pode ser que estas duas pessoas inteiras, decidam trocar peças e ai é uma troca justa, pontual e não um “tampa” aqui por favor que está doendo. Não sei se faz sentido para ti o que estou dizendo, mas se não fizer olhe profundamente para a sua vida e responda para VOCÊ MESMO se gosta da sua companhia, da sua presença e se a sua resposta for sim, ótimo! Estamos pensando igual e se por qualquer questão, for a sua resposta for não… Recomendo que comece a cuidar disso, pois não se preenche “solidão” com distração.

A distração em ajuda a rir, me faz dar gargalhadas e adoro me distrair, porém quando o assunto sou eu, levo isso muito a sério e não tem ansiedade que me faça agir por impulso e mergulhar em nenhum processo que hoje me traga alívio hoje e sofrimento amanhã, que me traga conforto momentâneo e desconforto eterno. Por favor, não estou dizendo que ter alguém em sua vida é ruim, ok? Apenas dizendo que pode ter tudo, aliás, pode ter aquilo que desejar, desde que NÃO seja para preencher um vazio que nem você consegue explicar.

Eu entendo a preocupação da minha amiga, mas ela não tem que se preocupar, pois como eu disse, eu estou comigo! Estou bem acompanhado e gosto de sentir a minha vida, adoro estar com os meus pensamentos, amo o silêncio que tenho para escrever, para criar, para desenhar, para mergulhar e poder ajudar as pessoas que me procuram. Isso não significa que às vezes não corro para falar com um amigo e marque algo mais presencial! Porém é claro e muito claro dentro de mim que não estou sozinho.

Espero que o seu domingo seja fantástico, cheio de bons acontecimentos e que esteja na melhor companhia (primeiro), para só depois estar em outras melhores companhias!

Lembre-se que hoje é domingo e isso significa que temos Live Terapêutica! 17h no Brasil, 21h Em Portugal.

Até já!