Espelho espelho meu…. – 193/365

Alguma vez já se olhou na frente do espelho, sem pressa e observou com atenção o seu rosto? Já olhou em seus olhos e se concentrou a ponto de deixar de perceber o seu rosto e mergulhar em sua alma? Uma vez este exercício foi me sugerido em um treinamento que fiz em São Paulo, no Brasil e a ideia geral era o mergulhar na alma, entender, se concentrar, sentir…

Esta semana repeti este exercício e quero compartilhar a minha experiência e dividir contigo algo que pode ser um caminho para encontrar aquelas respostas que às vezes estão perdidas dentro de você.

Eu gosto muito de projetos que possuem continuidade, então decidi estabelecer este exercício por 7 dias e hoje foi o sétimo dia! A minha ideia foi, logo cedo após o banho colocar um mantra para tocar (no telemóvel) e não precisa colocar se não quiser, olhar para o espelho e dividi esta experiência em 3 etapas.

Na primeira etapa observo todo o meu rosto. Meus olhos, nariz, boca, sinais, a pele, sobrancelha, testa e vou olhando minuciosamente e fico algum tempo em cada parte para perceber como sou.

Depois concentro me em meus olhos e fico ali por um tempo observando e entrando cada vez mais dentro de mim, deixando os meus pensamentos me levarem e no primeiro dia apenas pensava que deveria ter olhado a minha agenda e que horas atendo o primeiro cliente, quem é o ultimo e entre um momento focado e outro me distraia lembrando que precisava responder um importante e-mail.

Do segundo dia até hoje foi ficando tudo mais tranquilo, mais claro e fui ganhando o que clamo de clareza mental e isso pra mim é o terceiro ponto, pois ali percebo que sou perfeitamente imperfeito e está tudo certo, sou quem sou e não estou ali em busca de beleza física ou em busca de perfeição, pois não vou concorrer ao mister lindo 2018.

Aliás nem quero concorrer a nada, quero apenas me concentrar no que “sinto” e sabe que nestes 7 dias posso dizer que senti muitas emoções fortes que foram desde “eu preciso perder peso”, até “adoro sorrir para a vida” e aos poucos fui desconstruindo uma série de pensamentos que antes eram guiados pela minha vaidade, pelo meu senso de urgência, ansiedade e principalmente pelo meu querido Srº Ego.

Se eu fosse mergulhar profundamente neste tema sobre auto-estima e atenção plena, daria páginas e mais páginas e passaria horas a escrever. Acredito que seria um pouco cansativo, então estou sendo um pouco mais breve e tenho certeza que a mensagem central será transmitida da mesma forma.

Eu poderia dizer que quando eu olho para o espelho, vejo um homem de 41 anos, pai de 7 filhos, empreendedor, terapeuta e agora académico em filosofia e acrescentar uma série de “rótulos” que supostamente me definiriam, porém não é esta a ideia aqui, então quando olho para o meu espelho eu vejo uma alma com sede, com muita sede de conhecimento. Enxergo um ser sem pressa que (luta) diariamente para abandonar uma série de hábitos e comportamentos para então poder alcançar a sua liberdade.

O mais interessante nos processos que eu mergulho e que sempre tenho uma forte intenção antes de iniciar e não almejo ser o melhor, nem ser o mais rápido e nem provar nada a ninguém. Para funcionar tem que ser para a minha evolução e a minha evolução muitas vezes ajuda no processo de evolução de outras pessoas e esta conexão me faz bem, me fortalece.

Com o cenário maior montando, vou vivendo um dia de cada vez e dando o meu melhor para compreender os melhores caminhos para colecionar o maior número de momentos felizes!

Espero que tenha sido útil e se compreendeu como é simples este exercício, quem sabe este não seja um daqueles momentos mágicos onde podemos mergulhar e fazer acontecer. O que me diz? Vem comigo? 7 simples e profundos dias?

Se assumir este compromisso, digite abaixo: 7 DIAS! E saberei que também está nesta comigo.