Diário de Bordo! – 30/365

Uauu! Hoje avançamos para a trigésima dica terapêutica do ano e confesso que além de estar feliz, estou mega entusiasmado pela oportunidade de estar diariamente compartilhando um pouco da minha experiência pessoal e profissional. Gosto de acreditar que de alguma maneira estas mesmas dicas somam na vida da maioria das pessoas.

Então, para comemorar 30 dias de dicas terapêuticas sem interrupção, vou falar sobre o nosso (Diário de Bordo) de cada dia!

Teve uma época da minha vida em que fazia mesmo um diário de bordo de algumas viagens, então anotava tudo o que acontecia naquela viagem, os melhores lugares que visitei, as sensações que tinha durante a viagem e “até” aquilo que nem tinha sido muito bom!
Gostei tanto da ideia que comecei a fazer diários de bordo de várias situações e lembro de um que fiz que tratava de 90 dias de consultório, onde “é claro” eu não expunha a vida pessoal dos meus clientes, mas relatava como estava sendo atender ou utilizar um procedimento específico para ajudar naquele caso e foi muito legal, tanto que consegui compartilhar com muitos profissionais da hipnose na época.

Diário de Bordo!

Agora a minha pergunta é simples, porém profunda…. “Se” você fizesse um diário de bordo, será que teria orgulho de ler depois? Qual seria a real sensação? Eu lancei este desafio a 4 dos meus clientes – 1 deles nem começou, 2 deles iniciaram, depois leram e não gostaram de como estavam a ser as suas vidas. O 1 adorou fazer e me contou que já estava no segundo caderno e que adorava escrever.

Hoje não faço este “Diário de Bordo” do meu dia a dia, pois tenho MESMO uma vida agitada e não vejo necessidade, porém sempre que estou em um projeto específico, faço questão de fazer para ir no caminho (ajustando) os meus passos e (principalmente) para avaliar depois aquilo que fiz e porque fiz.

Amo ler sobre os meus resultados e quando detalho, fica muito melhor! Pois consigo enxergar a dimensão do que estou fazendo. Lembro uma vez que fiz um Diário de Bordo sobre uma serie de palestras que estava fazendo pelo Brasil e confesso que não fiquei nada, nadinha satisfeito com o que li! Lembro que ao ler o meu diário percebi (naquela época) que as palestras já não seguiam o propósito inicial que era ajudar pessoas! Tinha se tornando um show de vaidades e não sei onde me perdi, mas… me perdi!

Na minha opinião o “diário de bordo” tem um poder de nos ajudar a recuperar a essência da nossa intenção! E se formos sinceros com o nosso diário, conseguimos compreender quem somos, “o que” somos e o que fazemos com o nosso dia a dia! Uma das clientes que aceitou o desafio, me disse algo MESMO forte: “Eric, não faço nada de útil na minha vida! 47 dias escrevendo e agora percebi que vivo a vida “dos outros” e não a minha!” Olha que brutal isso!

É mesmo algo que gosto de ouvir! Adoro quando os meus clientes mergulham comigo em experiências e percebem onde estão em sua vida, pois é neste exato momento que conseguimos traçar para onde eles devem ir! Mesmo brutal!

Então, que tal fazer por um período (mesmo que pequeno) um diário de bordo?
Pode comprar um caderno e todos os dias no final do dia colocar data, hora e fazer um pequeno resumo do que aconteceu. Se desejar use cores para identificar o que escreve!

Eu por exemplo, adorava colocar ** nas coisas mais importantes e sempre escrevia no final: *Ponto forte *Ponto fraco e ali escrevia o que naquele dia foi forte ou fraco na minha vida!

Ponto Forte:
– Fiz 6 atendimentos bons
– Tive um almoço produtivo
– Paguei a conta X

Ponto Fracos:
– Tomei refrigerante
– Discuti com o meu filho

Entende? É algo muito individual, pois pra mim tomar um refrigerante é algo MESMO muito mau e faz tempo que não bebo e nem quero, mas para outras pessoas é algo muito bom!

Pode construir a estrutura do seu “diário de bordo” como desejar, desde que tenha em mente que não pode manipular ou mentir, afinal este diário é seu e só seu e não teria nenhum sentido fazê-lo, né? Às vezes mentimos para nós mesmos, contamos historinhas e, não satisfeitos, reclamamos de algo que (nem) é real! É neste momento que quando percebo que um cliente meu está entrando em um processo de autossabotagem, que digo em alto e bom tom: “Caralho!!!”, pois não me conformo e jamais me conformaria com uma situação como esta!

Se for para escrever um diário lindo para (outra) pessoa ver uma versão mais linda da sua vida, escreva no Facebook ou crie um grupo com o nome “Tretas online sobre eu mesmo” e quem sabe terá mais sucesso, pois se decidir fazer o seu diário de bordo, precisa ser mesmo uma escrita realista, verdadeira e que de alguma maneira possa contagiar a sua vida!

Se precisar de dica para escrever este diário (por favor) me mande uma mensagem privada que terei um enorme prazer em ajudar ainda mais e lembre-se que este diário é MESMO seu e só seu e ninguém precisa lê-lo, ok? Trata-se da sua vida e a de mais ninguém.