DECEPÇÃO! O que devo fazer? – 51/365

Quem nunca se decepcionou levanta a mão agora! Não acredito que alguém tenha levantado, mas se levantou, lhe dou os parabéns por ter conseguido isso! Pois desde que me lembro, conheço e convivo com pessoas que em algum momento de suas vidas sofreram decepções! Eu já sofri muitas, apesar de hoje acreditar que é muito menos.

Tem pessoas que se decepcionam em um casamento, outros em uma amizade e até na entrega de um produto! E é interessante, pois quando nos decepcionamos parece que levamos um soco forte no centro do peito e é uma dor tão forte que nos falta ar, não é mesmo?

Algumas vezes me deparei com pessoas tristes, muito tristes com esta exata pergunta: “Estou decepcionado o que devo fazer?” E esta é uma daquelas perguntas que nunca consegui responder precisamente, pois nunca sei o tamanho da expectativa que a pessoa depositou na relação ou no facto em si e preciso “antes” fazer várias perguntas, para então, conseguir dizer algo mais concreto.

O que sei (ou) o que penso é que quanto mais colocamos expectativas e construímos na mente o resultado, maior a chance de decepção, principalmente quando depende de outra pessoa! Quando eu não consigo cumprir algo, percebo que até posso me decepcionar comigo, porém consigo ver onde está a falha, onde está a situação, se faltou mais empenho, disciplina ou exatamente onde eu errei! Eu estou sempre a fazer ajustes e penso que o caminho é mesmo este. Porém quando envolve outra (ou) outras pessoas, aí gerimos mal a situação, não?

Agora na prática o que fazer para nos decepcionarmos menos? Hummmm…. Mesmo eu tendo escolhido este tema é um desafio até pra mim, mas penso que se diminuirmos as expectativas isso poderá ser uma saída! Prestarmos mais atenção, colocarmos os pés mais no chão, termos mais consciência da situação, pode MESMO ser uma grande ideia para não nos decepcionarmos.

Outro dia me peguei no meio de uma situação com uma pessoa que me senti decepcionado pela maneira como ela agiu comigo! Nos primeiros minutos a minha sensação foi de tristeza, em seguida foi de reflexão e logo estava eu ali pensando que estava tudo certo, pois não podia culpar o vento se fui eu quem deixei a janela aberta! Jamais poderia e percebo que muitas pessoas talvez para não assumirem a responsabilidade, culpam as outras pessoas, os governantes, o clima e isso deve de alguma maneira lhes trazer algum conforto, pois insistem em jogar nas costas de alguém algo que nem deveria estar em lado nenhum. Apenas aconteceu! Encontrar culpados nem sempre é a melhor solução. Às vezes não é um culpado, mas uma série de atos que construíram aquela situação decepcionante, compreende?

Eu aprendi a me silenciar em vários momentos da minha vida! E na maioria destes momentos descobri que ali, bem ali no meio daquele silêncio todo existia uma mente sábia que apaziguava tudo e transformava situações… Uma mente incrível e que tinha um enorme poder de centrar a minha vida e depois desta descoberta aprendi a respirar e muitas vezes deitar sobre o assunto!

Já disse isso outras vezes (penso eu), mas deitar sobre o assunto é mesmo mágico e nos faz sentir melhores, parece que o que antes é uma tempestade, começa a se tornar apenas uma chuva e depois gotas e apenas água e depois olhando mais de perto, ahhh… Era mesmo apenas um leve e fino orvalho….

Não sei explicar o porquê, mas às vezes tenho a impressão de que a maioria de nós tem uma forte tendência a exagerar um pouco as coisas, entende? Conseguimos (AUMENTAR) a situação e criar um monstro que antes era apenas um personagem invadindo a nossa vida! Como somos terríveis nisso! Rsssss.

Dezenas e dezenas de vezes ajudei clientes meus a enxergarem que não era na verdade uma decepção e que a outra pessoa nem era tão monstro assim! Nem era assustador! Que a situação foi apenas uma espécie de mal entendido! Um colocou muita expectativa, outro deu menos importância e o resultado não foi o esperado, porém deixo sempre claro também que não podemos perder tempo com a tristeza, com a decepção, com os arrependimentos! Culpa zero por favor, né!!! Bora fazer acontecer!

Na minha opinião, pessoas focadas não têm tempo a perder com reclamações ou decepções! A fila anda, então bora ser feliz!