Cuidado com os atalhos – 160/365

Eu compreendo que estamos vivendo em uma era onde o imediatismo tem ganho cada vez mais importância e vejo que muitas pessoas valorizam tudo aquilo que é rápido. Eu mesmo também valorizo algumas coisas que são rápidas, mas “tudo” e “algumas” são palavras e situações completamente diferentes, certo?

Eu valorizo muito uma internet veloz, mas não valorizo um motorista que corra e coloque a minha vida em perigo. Eu valorizo uma refeição ágil, mas não dou nenhum valor a alimentos que estão ali (pré) preparados, que são apenas colocados no prato e servidos. Então tomo sempre cuidado com alguns atalhos, pois eles podem “até colaborar, mas podem não ser o suficiente.

Ontem fiz uma avaliação e no final disse ao cliente que ele precisaria no mínimo de 18 sessões. Ele disse-me que tinha ido a um outro profissional que garantiu que resolveria tudo em 3! Confesso que fiquei espantado, pois não sabia que ele estava fazendo várias avaliações para decidir. Não sei se ele estava falando ou não a verdade, mas uma coisa é certa, eu não entro nestes jogos de comparação, garantias ou “ele prometeu que….” ….

O meu trabalho é demasiadamente sério para fazer comparações e pegar “atalhos” quando o assunto é saúde. Isso é um absurdo, pois é como se eu pedisse para alguém limpar a sujeira do quintal da minha casa e me contentar que eles apenas juntassem todo o lixo no canto que um dia eu recolheria! Além disso…e se chover? E se ventar? Imagina a bagunça que viraria o meu quintal?

Não vamos muito longe, outro dia falando com um aluno de Mentoring em Hipnose, percebi que ele não apresentou o melhor trabalho e perguntei se ele leu mesmo as informações que tinha escrito e todos os desenhos e a sua resposta foi: “Li um breve resumo, mas garanto que sei.” As palavras “breve” e “resumo” não soam bem num trabalho destes e na mesma frase demonstram com absoluta certeza que um atalho foi tomado ali. Não me importa se ele tem tempo, se está ocupado ou se vai contar a melhor história na tentativa de me convencer! O facto é que um atalho ali, pode significar a ruina de um cliente dele lá na frente.

Às vezes uma dica terapêutica minha fica longa, às vezes muito longa e no meio dela, penso como posso resumir aquilo, mas imediatamente a minha mente diz: “resumir? Quer resumir o aprendizado?” E já percebo que escrever o que escrevo, da maneira como escrevo me rende centenas de pessoas por mês que estão transformando as suas vidas e não posso comprometer este resultado, compreende? Me sabotando estou colaborando para sabotar outras pessoas, então eu Eric Pereira pego atalhos SIM! Mas não em todos os caminhos.

Como eu disse, os “atalhos” podem ser úteis em alguns casos e podem ser uma maneira de cometer suicídio em outros e cabe a você “é claro” a pensar sobre o assunto…. Apenas a você!

Aproveite o seu dia e aproveite cada segundo que foi lhe dado, sem driblar o relógio, sem manipular os caminhos, sem querer ser o mais esperto da sala! Faça até o final, vá até onde deve ir, mesmo que isso demore ou que outras pessoas cheguem antes de você e lembre-se que tudo o que lhe roubar a paz, não vale a pena! Mesmo que não vale apena.