COPA DO MUNDO… UEBAAAA!!! – 170/365

Eu não sou um especialista em futebol! Na verdade, eu nem sou muito fã. Gosto mais do ténis, porém (às vezes) vejo um ou outro jogo com amigos e ontem assisti um jogo com a minha filha. Fiquei ali pensando na “motivação” que aquelas pessoas possuem. Já pensou nisso alguma vez? E aos amantes do futebol, por favor, isso não é uma crítica, ok?! É apenas uma observação importante e que podemos aprender muito com ela.

Muitas vezes não movemos uma palha para fazer a nossa vida melhorar, não colocamos a energia necessária e sinto que não colocamos ação, mas reclamamos que não acontece, que deveria estar melhor e os mimimi nunca param. Mas aí chega a copa do mundo e todos gastam com camisetas personalizadas, bandeiras, cornetas e se reúnem para assistir o jogo, se emocionam a cada segundo e acho isso muito legal.

Penso que mais legal ainda seria se nos reuníssemos em uma quarta-feira qualquer com os amigos no final do dia e cada um levasse um prato diferente e passassem mais horas juntos a falar sobre a vida, compartilhando ideias e quem sabe poderíamos aprender mais com a experiência um dos outros.

Acho incrível aquele pai que não tem tempo para os filhos, que trabalha imenso e sempre diz não para um passeio ou justifica a sua ausência na hora do jantar na mesa, pois existe mais trabalho para colocar em ordem e no dia do jogo ele consegue sair mais cedo para ir ao mercado comprar a sua cerveja e se reunir com os amigos para beber! Isso me faz pensar que a frase: “O tempo é questão de prioridade” é mesmo verdadeira.

Oura cena que amei esta semana foi ver quantas pessoas viajaram para a Rússia para assistir à copa! Há uns dias fiz uma sessão com uma mulher (frustrada) que reclamou mais da metade da sessão que implorou por férias ao marido nos últimos 5 anos e agora ele foi para a Rússia ver a copa, pois era importante. Quantas outras pessoas também agiram assim? “Ou” quantos investiram para ver a copa e que nunca investiram na sua família? Ops, desculpa! Estou sendo crítico demais. Para os amantes do futebol isso é prioridade.

Como disse, eu não sou contra festas e comemorações, apenas fico pensativo porque as pessoas não enxergam que conseguem priorizar algumas coisas e abandonam outras? No natal a família se reúne e senta em volta da mesa, se beijam trocam presentes e se confraternizam, mas depois passam os 11 outros meses brigando ou em silêncio isolados, vivendo cada um a sua vida?! Posso até estar errado, mas precisamos de mais do que isso! Precisamos de atitudes diferentes…

A intenção desta dica terapêutica não é criticar as comemorações, mas lembrar que você não precisa de data para homenagear as pessoas! Não preciso esperar o dia das mães, para dar um presente à minha mãe! Não preciso esperar a festa de natal para reunir a família ou quem sabe ligar e bater um papo por telefone! Poxa vida, vamos fazer por sermos mais unidos, mais amigos, mais amantes da vida! Não existe um manual de instruções, então aí vão as minhas sugestões:

1. Reúna os amigos em sua casa uma vez por mês e naquele encontro já decida na casa de quem será o próximo encontro! Escolha noites temáticas e um encontro pode ser a noite da pizza, outro do cachorro quente e quem sabe uma noite de queijos e vinhos e divida as tarefas. Cada um fica responsável por trazer algo. Escolha um tema, uma brincadeira, um caminho para o papo ficar engraçado e interessante.

2. Ligue para a sua família, mesmo que eles não te liguem! Alguém tem que dar o primeiro passo e normalmente as pessoas mais evoluídas são aquelas que tomam a iniciativa e se acha que isso é um comando “hipnótico”, pode ser que sim! Se for muito inteligente, diria que sim. (risos)

3. Escolha um dia que possa chamar de “dia da família” e eleja este dia como um dia prioritário onde chegará mais cedo em casa e mude a ROTINA (Por favor), vão todos para cozinha e um faz a comida, outro pica os legumes e todos podem lavar a louça. Se isso não parecer divertido, me desculpe, mas o que realmente pode ser mais divertido do que cozinhar com a família? E se a sua desculpa é não saber cozinhar, esqueça! No Youtube tem inúmeros tutoriais.

4. Lá em casa uma sessão cinema semanal é obrigatória! Escolhemos um filme, arruamos a sala, apagamos a luz e mergulhamos em um bom filme de drama e choramos muito, ou em uma ótima comédia e nos fartamos de rir!

Poderia dar inúmeras dicas aqui e não me cansaria de usar a minha criatividade para ser mais feliz! E você vai fazer festa apenas na copa? Vai reunir a família apenas no natal? Vai ligar para aquele amigo apenas no dia dos seus anos?

SE LIGA! A vida é muito curta para desperdiçar com reclamações e historinhas que justificam as suas ações “ou” a ausência delas.