A MAIOR TRAIÇÃO DE TODAS – 159/365

Dica Terapêutica

Claro que as minhas dicas terapêuticas são escritas de acordo com os meus filtros, vistas pelas minhas lentes. Você tem todo o direito de não concordar comigo e compreenderei se o fizer, mas a minha experiência em consultório com certeza me ajuda muito a escrever e hoje vou falar de um tema delicado! A maior traição de todas.

Uma vez em uma palestra eu perguntei aos alunos qual era a maior traição de todas e algumas alunas disseram que era a traição no início de um namoro, pois destruía a possibilidade de continuarem. Um outro senhor disse que era sem nenhuma dúvida a traição durante o casamento, pois já se depositou confiança e quebrar naquela altura é mesmo mau.

Lembro que outras pessoas defenderam a traição na amizade e apenas um senhor defendeu a traição na sociedade. Eu não sei qual é a sua opinião, mas acho que nestes setores da vida tudo é traição e quando ela existe, é mesmo difícil de voltarmos a acreditar e depositar confiança. Mas quero chamar aqui à atenção de você que segue o meu trabalho, para a maior de todas as tradições!

Eu acredito que a MAIOR de todas as traições é (nos) trairmos! É trairmos os nossos sonhos, os nossos ideias, a nossa honestidade! Se pensar bem, “trairmos” é a pior coisa que podemos fazer na nossa vida e se percebermos, muitas vezes nos traímos e nem nos damos conta, pois estamos mais preocupados em agradar a plateia do que em honramos a nossa vida. Até posso ilustrar esta dica com muitos exemplos práticos e talvez alguns venham a doer em mim ou em você.

Eu já me trai algumas vezes e por diversos motivos diferentes! Já disse que não faria por nada uma coisa e depois em seguida, fui lá e fiz e o que me fez mudar de opinião e trair os meus valores? Dinheiro ou poder e (já) fui assim, mas NÃO sou mais. Eu aprendi com a DOR a não trair os meus valores e as minhas convicções e ponto final. Escrevo hoje esta dica pensando em convites que venho sempre sendo grato, mas dizendo não, por perceber que se eu disser sim, estarei traindo a minha própria vida e neste erro não caio mais.

Nos últimos anos venho “corrigindo” a minha vida e os meus valores e como gosto de dizer, tenho estado muito consciente para tudo o que está ao meu redor e a cada dia percebo que estar consciente é o GRANDE caminho da humanidade, pois neste estado as nossas ações são mais tranquilas, são mais bem pensadas, são mais precisas. Não digo que não cometeremos nenhum erro, mas as chances são menores, pois não agimos por impulso, não fazemos por fazer e isso faz toda a diferença.

Trairmos os nossos princípios é o mesmo que optarmos por apagar um pedacinho da nossa história, do nosso caminho e quando vamos apagando um pedacinho aqui e outro ali, nos tornamos pessoas com falhas, algumas delas podem emendar-se, já outras falhas ficam maiores e mais arriscadas, pois vamos construindo internamente caminhos que não nos orgulhamos e algumas pessoas “até” esquecem o que é MESMO certo e errado e começam a fazer por fazer, a viver por viver e as coisas se tornam mesmo muito más.

Atendi um cliente que vendia um produto específico (Não vou citar aqui), mas quando soube pedi para ele 3 produtos e ele disse que era melhor eu ir a uma loja, pois o dele não tinha uma boa qualidade. Quando lhe perguntei porque é que ele os vendia, a sua resposta foi: “Porque o lucro é MAIOR!” Então, ele traiu as suas convicções e acha que está tudo certo, pois o discurso dele de viver em um mundo melhor, ser melhor pai e melhor marido é lindo, mas….. (MAS…..) na família dele isso é lindo, na dos outros que se lixe? E se ele trai as suas convicções por mais alguns tostões, amanhã vai trair outras convicções e o que seria ele? Um homem tentando ganhar a vida? Um batalhador? Não…….

E ele só percebeu o que estava fazendo na 10º sessão do tratamento. Demorou muito para ele compreender que a maior parte dos seus resultados negativos eram providentes das suas traições, das suas apostas erradas, das escolhas que ele fazia sem perceber que traia os seus valores e assim vamos vivendo a vida, traindo-nos aqui e ali por um bem “maior” ou deveria dizer, por algo (com) uma justificativa maior?!

Eu entendo que algumas escolhas são importantes e podem MESMO mudar o rumo da nossa vida, mas a pergunta que não quer calar é “A que preço?” Uso muito uma frase que é: “Se custa a sua paz, é caro demais” e como eu disse pode não concordar, pode contestar, protestar e até argumentar que a minha opinião será a mesma – Se custar a minha paz, é não logo no início, na cara e pronto! E já fui chamado de algumas coisas, entre elas de egoísta, com pouca visão do futuro (risos) e isso me deixa realmente e incrivelmente feliz, pois adoro quando as pessoas se expressam e se liberam, isso me ajuda a conhecê-las, mas NUNCA mais na minha vida vou deixar de dormir porque me trai.

É que é muito séria esta questão! Séria e grave, pois se não percebemos que estamos traindo os nossos valores, começamos a ser capazes de fazer tudo e mais um pouco por uma posição social, por ter mais poder, para conquistar uma pessoa, por simplesmente chegar em primeiro lugar ou aparecer e isso não quero! Não mesmo!

Mergulhe em sí, esteja consciente e perceba que a vida não é nada, absolutamente nada se nos trairmos! Aí eu penso, se eu sou capaz de trair os meus valores, as minhas convicções, o que mais sou capazes de fazer, né? Por favor…. Historinhas e justificativas não preenchem a nossa vida, o que preenche mesmo são momentos felizes, tranquilidade e paz.

Desejo que seja a pessoa mais honesta consigo mesma e que os seus dias sejam com mais luz…. Muito mais luz.