Zona de conforto

Fiquei com a sensação que ontem terminei a dica 8º (na prática) de uma maneira muito dura, objetiva e sendo sincero demais. Porém por outro lado não vejo outra maneira de entregar conteúdo se não de maneira objetiva, senão ficaremos às voltas e voltas e logo estaremos andando em círculos atrás dos nossos próprios rabos.

Na 9º etapa, na penúltima etapa, seria talvez um pouco mais duro, pois o tema requer e esta etapa é um complemento de todas as demais, pois iremos focar em Zona de conforto, na realidade vamos falar de como sair dela!

Muitos de meus clientes chegam reclamando que os seus processos não avançam, que a vida é difícil, culpam algumas pessoas e situações, mas o que a maioria deles não percebe é que estão em uma zona de conforto brutal.

Gosto de definir uma zona de conforto, como um círculo de giz. Imagine escolher um espaço e fazer um grande círculo de giz à sua volta e ali ficar. Na verdade você enxerga o que acontece fora do círculo, mas sair dele te custa… É cansativo, precisa se levantar e ir… cansei só de pensar! (risos) e risos altos kakakakaka…

Sair da zona de conforto na maioria das vezes é abrir mão de uma série de coisas que não queremos ou podemos dizer que queremos simsim, mas não agora…Depois…Pois nestes (exato) momento me custa avançar… Algumas pessoas não fazem isso em casos isolados, elas fazem isso todos os dias a toda hora e o piro é que penso que a MAIORIA delas não percebe isso. O tempo voa e quando se dão conta, perderam inúmeras oportunidades para se sentirem melhor.

Estes círculos “invisíveis” que fazemos determinam até aonde estamos dispostos ir e se passar do círculo pode doer, poder ser diferente, cansativo, perigoso, inseguro…Alguns não se sentem confortáveis com o (desconhecido) e acreditam que se saírem da zona de conforto podem (simsim) correr um enorme risco e se perderão, pois não sabem lidar com nada fora do que já estão acostumados.

Sair da zona de conforto é uma tarefa, que eu poderia dizer (essencial) para avançar em qualquer meta desenhada, seja ela pequena ou grande, pois se continuar dentro do círculo “invisível”, não enxergará de nenhuma maneira “o” que precisa realmente fazer, pois todas as vezes que avançar um pouco irá se desviar ou recusar, pois perceberá que alguns avanços (significam) sair da tal zona de conforto.

Aprendi atendendo meus clientes que sair da zona de conforto é um processo que causa (dor) na maioria das pessoas, pois elas precisam (dar) um pouco mais do que estavam dando anteriormente e isso exige esforços “extras”, é claro.

Pense em quais situações (recuou), porque para avançar significava sair da zona de conforto ou porque ficou com medo do (que) encontrar fora da zona de conforto ou porque nem conseguia (pensar) de desespero do que poderia acontecer “OU” não acontecer!

O que a maioria das pessoas não percebem é que o antídoto para o veneno (zona de conforto) é justamente o planejamento, o “desenhar” a meta minuciosamente e quando desenhamos saímos da zona “QUE” achamos que existe conforto e aprendemos a viver confortavelmente dia sim e outro também.

Mergulhe nesta reflexão e prepare-se para amanhã! Para as 10º etapa do nosso programa terapêutico!
Já sabe, né? 08:08h aqui! Até lá!

#programaterapêutico #comodesenharmetas #atingirobjetivos #emdezetapas #ericpereira #pnl #desenvolvimentopessoal #coaching