Identifique!

Agora que sinto que “já” estamos mais integrados na ideia de desenhar nessas metas, vou revelar nesta 5º etapa algo que julgo ser muito importante para o sucesso do processo e que tem uma vertente um pouco mais terapêutica – Identifique!

É muito importante para que o processo caminhe bem que identifique as suas crenças limitadoras, bloqueios e tudo aquilo que (pode) desviar a sua atenção durante o caminho.

Gosto de usar a palavra (verdades absolutas) e creio que estamos cheios delas e muitas destas “tais” verdades podem ser a CAUSA de não conseguir atingir com eficácia as suas metas. Estas verdades absolutas são implantadas pelos nossos pais, educadores, familiares, televisão, comportamentos externos e acabamos por fortalecê-las de tal maneira que acreditamos que nada pode ser diferente delas e aqui quero dar alguns exemplos para compreender melhor.

Cresci em um ambiente familiar que falava muito sobre dinheiro ou (melhor) sobre a ausência dele. Lembro de frases como “melhor ter saúde do que dinheiro”, sendo que se analisarmos bem, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Em que momento ter dinheiro é não ter saúde? Quem disse que se eu tiver dinheiro (obrigatoriamente) terei que ter uma doença?

Minha avó, que amei muito, me dizia que era melhor “aceitar” o que Deus dava e isso já era o suficiente. Eu entendo a ideia dela, porém acredito que Deus me deu talento e isso me faz avançar e não necessariamente cruzar os braços e esperar (cair algo) do céu.

Verdades absolutas como (quem nasceu pobre) continua pobre OU (oportunidades não são para todos) é que limitam muitas pessoas de conquistarem os seus sonhos! Pense comigo, crescemos e mudamos de opinião e até podemos começar a ver a vida por outro ângulo, porém (se) tivermos internamente registros fortes como estes, teremos choques de realidade em vários momentos e podemos (NÃO) nos lembrar que estamos de certa forma (programados) para aquilo e aí vamos entrando em sofrimento e conflitos internos.

Atendi um cliente por Skype (6 sessões Coaching), Angolano, com formação universitária, bom emprego, casado e com uma renda mensal acima da média, mas com um saldo bancário perto de zero e porquê isso? Porque a sua programação (ERA) que ele deveria ser pobre e aquilo ficou tão enraizado, que podia até ganhar mais que sempre dava um jeito de escoar o dinheiro, gastar e muitas vezes até perder. Jogava, emprestava e fazia maus investimentos.

Na 4º sessão identificamos juntos que a associação que ele fazia a ter mais dinheiro era ser infeliz, porque a sua mãe dizia que homens com muito dinheiro, não sabiam lidar com o (Poder) e traiam a mulher, destruíam a família. (PRONTOOOO!) Aí estava a sua verdade absoluta guardada e por amar a esposa e a filinha, nunca podia avançar para o (patamar) sucesso, mais dinheiro ou poder. E o interessante é que ele deu gargalhadas altas nesta sessão e me disse que recusou mudar de função na empresa algumas vezes por medo, insegurança e não sabia o motivo.

É disso que estou falando! Para desenharmos as nossas metas e conseguirmos atingir os nossos objetivos é importante percebermos onde está o nosso bloqueio, quais são as nossas crenças mais poderosas, pois podemos desenhá-las e percebermos o caminho, analisarmos este percurso, fazermos ajustes e nos motivarmos. Porém, chegamos em um ponto (5º passo) que precisamos MESMO dar uma atenção especial ao interno, ao que acontecer, ao que sentimos, ao que tememos.

Acredito que pode resolver isso sozinho e se não conseguir procure um profissional do Coaching, Hipnose ou da Pnl mais próximo de você, na sua cidade e se precisar de orientação, diga-me que dependente de onde você está, poderei indicar-lhe alguém. Pode também buscar atendimentos online, dependendo da situação pode funcionar lindamente. Eu quase não tenho agenda e os meus clientes precisam sempre entrar numa fila de espera, então não irei me atrever a oferecer-me, mas posso recomendar quem conheço!

Amanhã avançamos para a 6º etapa! Até lá!

#programaterapêutico #comodesenharmetas #atingirobjetivos #emdezetapas #ericpereira #pnl #desenvolvimentopessoal #coaching