Disciplina!

Estes dias li uma frase que me chamou à atenção e despertou em mim algo muito bom! Alguém resumiu centenas de páginas sobre o assunto em apenas uma frase simples e impactante, na minha opinião:

“Sua mente pensa Ferrari e a sua disciplina é de Fiat”

Uauuuu MESMO! Vejo muitas pessoas falar em realizar, em ter mais, em ganhar dinheiro, em viajar, em fazer mais pela sua família e pensam grande sem medo de errar. Eu (AMO) isso, pois acredito que devemos pensar grande, porém, verbalizar isso tudo, estufar o peito e seguir sem disciplina junto, é desperdício de tempo! Então nesta 4º e importante etapa vamos a isso: Disciplina!

Eu tenho um grande amigo no Brasil, Vinícius Veneziani que sempre me disse que se ele fosse fazer uma tatuagem, com certeza seria (Disciplina) e hoje compreendo mais do que na época que ouvia aquilo! A disciplina é realmente a mãe do resultado positivo, do resultado final, do almejado!

A estratégia pode até ser o PAI! Mas a disciplina é sem nenhuma dúvida a mãe e vemos isso claramente quando observamos com mais atenção as pessoas que conseguem e as que não chegam nem perto dos seus objetivos. A primeira está comprometida com o resultado, é mais forte, mais focada, tem disciplina correndo em suas veias, já a segunda usa muito a palavra “tentar”.

Em um processo de Coaching vejo logo o caminho que devo seguir pelo discurso de quem está na minha frente! Alguns dizem “Ok! Vamos lá! Quero muito! Me ensina que aprendo fácil!”, enquanto outros dizem que vão tentar e se a sorte ajudar… Ambos podem conseguir e estou aqui para ajudar os dois tipos de pessoas, porém identificando cada um deles, sei como agir e sem nenhuma dúvida o que não tem disciplina precisa antes de mais nada de ser reeducado.

Uma das definições para a palavra disciplina é “A obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidas por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa”

Gosto de pensar que quando crio regras para a minha vida, é justamente para seguí-las e que tais regras estão sendo criadas para um BEM MAIOR. A palavra regra para muitas pessoas as fazem ir até à infância não muito boa, aos gritos dos pais, aos medos dos educadores e quando dizem que precisamos de regras a (mente) logo arruma uma maneira de fugir, enquanto as regras aqui são apenas uma maneira de ajustarmos o caminho para que não estejamos a andar à deriva ou que nos percamos pelo caminho.

Eu gosto de regras, mas às vezes não as cumpro e logo penso que não existe sentido em não cumpri-las, pois se eu as criei e não as cumpro, estou simplesmente SABOTANDO os meus próprios resultados e é mesmo simples isso! Uma das minhas regras é escrever todos os dias no mínimo 1 hora e claro que tenho feito isso. Na (maioria) das vezes chego a ficar 4,5 horas escrevendo, pois estou focado nos livros e isso exige de mim uma certa disciplina, uma regularidade para que a obra chegue ao fim e siga o prazo estabelecido pela editora.

Compreenda o verdadeiro sentido, a MAIOR intenção, o foco da disciplina e construa com carinho suas próprias regras. Perceba (antes) de colocá-las em prática se são confortáveis para ti, se realmente vão lhe ajudar a chegar à sua meta, se realmente vai conseguir cumpri-las.
Uma grande dica é construir processos pequenos. Lembro uma época no Brasil onde eu tinha como (teste) para aumentar a minha disciplina acordar às 6h da manhã para ler 15 páginas de um determinado livro e assim o fiz com alguns livros. Acabei por criar o hábito de acordar cedo, de ler, de aprender, porém tudo isso é uma consequência, pois o fator principal era aumentar a minha disciplina.

Durantes 2 anos consecutivos acompanhei atletas de competição do tênis aos EUA para o famoso torneio Orange Bowl e era incrível a disciplina que aqueles garotos tinham e os que não a possuíam eram logo eliminados. Era visível que muitos deles não precisavam do treinador falando nem uma palavra! Se moviam pela disciplina.

Depois acompanhei por um tempo um tenista na Espanha que tinha um forte trabalho e a minha função era ajudá-lo com sua disciplina, pois ele (se distraia) muito apesar de ser um ótimo atleta e atletas de alta performance, executivos bem-sucedidos, empresários, empreendedores precisam que corra em suas veias a disciplina, pois ela SIMSIM é um ingrediente daqueles que JAMAIS pode faltar (se) realmente quiserem acertar no alvo.

Espero que estude mais sobre o assunto, que compreenda, que mergulhe, que leia sobre, pois aumentar a sua disciplina é um fator importante (e) indispensável para aqueles que desejam chegar lá! No sistema5 Academy, a minha plataforma de desenvolvimento pessoal, falo muito sobre isso e tenho um programa específico. Se desejar saber mais, aqui vai o link de uma lista de espera para quando abrirmos novas vagas!

https://www.ericpereira.eu/sistema-5-lista-de-espera

Entra lá e deixa os seus dados que perto de abrirmos, enviaremos um email para ti.

Eu fico por aqui e espero que tenha contribuído imenso hoje! Se gostou coloque uma nota abaixo de 1 a 10 para eu saber, sendo 1 (pouco) e 10 (muito) e pode comentar se desejar.

Até amanhã! 08:08 aqui!

#programaterapêutico #comodesenharmetas #atingirobjetivos #emdezetapas #ericpereira #pnl #desenvolvimentopessoal #coaching