10 – Construção de metas

Metas e Estruturas para 2019

Recebi esta semana 12 mensagens falando sobre meus textos sobre “Metas e Estruturas” e 11 destes textos me perguntavam sobre disciplina e como não procrastinar e isso me chamou à atenção, então mergulharei neste assunto, pois acredito que será muito, muito valioso para quem está construindo as metas para 2019.

É verdade que a (prática) é diferente da (teoria) e às vezes durante “o” caminho, algumas pessoas desanimam, deixam pra depois, adiam e até se tornam procrastinadores e eu posso falar sobre este assunto, pois já desisti inúmeras vezes dos meus sonhos, das minhas metas e já fui um super procrastinador e tudo o que ganhei com isso foi o prémio da frustração dupla.

Existem muitas maneiras de não procrastinarmos e (pra mim) uma delas é começarmos a realizar, mesmo que sejam pequenas realizações. Atenção leitor! Nem todos vão diretamente para gigantescas realizações. E realizar pequenas coisas pode ser a resposta para as grandes.

Quando eu desistia da maioria dos meus projetos e não conseguia atingir grandes resultados, comecei por desenhar tarefas pequenas que diariamente via resultados e depois fui construindo tarefas semanais e quinzenais e aprendi que a constância fazia mesmo a diferença.

Já contei isso em outras dicas terapêuticas (pode ver no meu blog), que quando escrevia as minhas dicas tinha zero curtidas e nenhum comentário e a persistência trouxe centenas de seguidores. Lembro de quando o meu blog tinha 12 visitas por mês e também o dia que chegou a 900 por dia e continua a crescer.

Coloquei como meta ler 5 páginas de um livro por dia e juro que tinha dificuldade e hoje leio 1 livro por semana e já cheguei (nas férias) a ler um livro no dia e acredito que isso está ligado ao meu treinamento, ao fazer devagar e aos poucos ir colecionado realizações.

Vou colocar aqui 7 dicas para você parar de procrastinar e sempre gosto de dizer que pode usar as que se sentir bem e dispensar aquelas que não fazem sentido, ok?!

1º Livre-se de distrações
Eu uso muito as redes sociais, mas quando estou escrevendo as minhas dicas, como esta aqui, a minha internet está MESMO desligada, para não ficar abrindo facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e E-mails. Só aqui já citei 5 situações que seriam mesmo distrações grandes.
Há tempo pra tudo e quando estiver executando as suas tarefas não se distraia.

2º Abra Janelas de tempo
Pra mim o tempo é uma moeda muito rara e valiosa e aprendi a organizar o meu através de janelas de 30 ou 60 minutos. Então todos os dias na parte da manhã abro uma janela de 60 minutos para escrever uma dica e durante o dia abro duas janelas de 60 minutos (2 horas) para escrever o meu livro.

Abrir a janela é você olhar as horas e começar a sua tarefa determinando x tempo para realizar. É simples e eficaz.

3º Lembre-se dos intervalos
Não queira fazer tudo sequencial e de uma vez. Aprenda a colocar intervalos para descansar, tomar um café ou chá, fazer as suas ligações ou até olhar para a janela sem fazer nada. Eu tenho uma regra e entre um cliente e outro eu coloco 30 minutos de intervalo. Pra mim isso é muito importante.

4º Tenha uma agenda organizada.
Eu utilizo a agenda do G-Mail que é sincronizada com a minha equipa toda e através de cores conseguimos agendar tudo e estou sempre recebendo uma mensagem 30 minutos antes das minhas atividades e para organizar coloco os clientes de Lisboa (Hipnose em Amarelo) (Coaching em Vermelho) (Palestras e Formações em Roxo) e isso me ajuda imenso a enxergar as minhas janelas de tempo.

5º Comece pelas tarefas difíceis. Aquelas que realmente precisam da sua máxima atenção! Eu normalmente pego as tarefas difíceis e olho bem para elas e todas as vezes que consigo fatio-as! Fazendo aos poucos, mas com uma frequência diária para que o “difícil” se torne algo mais tranquilo.

6º Esqueça o momento perfeito.
Não existem momentos perfeitos! O melhor momento para fazer é sempre agora! Muitas pessoas ficam esperando ter mais dinheiro, se sentirem mais seguras, ter mais amigos, que chegue o verão ou o outono e esta espera se torna uma poderosa ferramenta de procrastinação. Faça e ponto.

7º Cuidado com as opiniões
Eu gosto de ouvir pessoas experientes e que possuem sucesso naquilo que fazem, porém não gosto de ouvir pessoas que não sabem o que estão falando e insistem em vender os seus medos e fracassos em papel de presente bonito com um lindo laço vermelho. Não mesmo.

É isso! Coloque em prática hoje!