04 – Construção de metas para 2019

Então hoje iremos começar a entrar em como traçar as metas de uma maneira mais minuciosa.
Já vimos a ideia de escrevermos os nossos desejos livremente, depois irmos eliminando aquilo que não faz sentido e agora vamos construir a lista por prioridade, ok?

Este processo é bem simples se você tiver atenção a isso.
Para organizarmos uma lista de prioridades, temos antes de mais nada que pensar no que vem em 1º, 2º,3º e assim por diante e vou iniciar com um simples exemplo.

Imagine que coloque com quem em 2019 quer passar 15 dias em Paris e a sua lista de prioridades seja construída assim:

1º Viajar para Paris
2º Juntar dinheiro
3º fazer um estudo sobre a França.

Fica claro neste exemplo que estes papéis estão invertidos, então seria melhor (1º) iniciarmos por um estudo sobre a frança, depois baseado neste estudo termos uma previsão de quanto precisamos investir em uma viagem como esta, para então (2º) juntarmos o dinheiro e só depois (3º) irmos a Paris.

Saber o que queremos é muito importante, mas planejarmos é o segredo para conseguirmos realizar, então abaixo seguem as minhas principais sugestões para esta nossa etapa.

Então trace as suas metas dividindo-as por fatias.
Vou apresentar aqui como (EU) faço, ok? Não significa que pra você funcionará exatamente assim, mas ao longo do mês falaremos sobre pequenos ajustes.

Estamos falando em construir uma meta em 12 meses, certo?
Então divida esta meta em 2 partes (1º semestre e 2º semestre) e depois subdivida cada fase por 2 partes.

Vou dar um exemplo aqui para ajudar.

A Manuela, tem o objetivo de em 2019 fazer uma faculdade, quer ir visitar a família em Israel e ainda deseja fazer uma pequena reforma em sua casa e trocar o seu carro.

Então, por onde a Manuela deve começar? Olhando para o que deseja em apenas 12 meses e decidindo o que cabe no seu orçamento, se precisará fazer algo extra para conseguir e quais as suas prioridades.

Escolhemos que a sua meta seja desenhada assim: (1) Precisa fazer uma pesquisa sobre o curso que deseja fazer, já que tem uma faculdade de fisioterapia e não quer mais exercer. (2) Ela precisa procurar uma agência de viagens para solicitar uma cotação desta viagem, ver valores e datas (3) Solicitar alguns orçamentos para a reforma que deseja em casa (4) ver o quanto vale o carro dela, ver aquele que ela deseja comprar e qual a diferença terá que dar.

Depois de fazer isso, Manuela descobriu que não pode trocar de carro em 2019, pois tem um Opel e deseja um Mercedes, então achou melhor esperar e fazer a troca em 2020 e isso sim é saber compreender a importância de planejar.

Depois de ter os valores em mãos (aproximadamente), montou todas as suas decisões.

Janeiro a Julho: Se dedicará a estudar 2 horas por dia para compreender melhor o mundo do direito para então decidir fazer a sua nova faculdade e já sabe o quanto terá que economizar para as propinas.

Decidiu que para ir para Israel ver os seus familiares, pode fazer isso em Outubro, pois precisa juntar dinheiro por 09 meses para estar lá por 15 dias.

Descobriu também depois de pesquisas que a reforma pode ser feita em 3 etapas, então começa em fevereiro (Cozinha), depois nas férias (Junho/Julho) tratará do seu quarto e uma varanda que deseja e no mês de setembro o foco será a pintura de toda a casa por dentro e fora.

Sabendo o que quer e como quer, ela agora deve escolher os pontos de ajustes. Eu por exemplo tenho como hábito mensalmente olhar os meus apontamentos e fazer os ajustes necessários e tem pessoas que fazem isso trimestralmente e algumas nunca fazem.

Acho importante olharmos para as nossas anotações, pois a vida é dinâmica e algumas coisas podem mudar e ir fazendo ajustes aos poucos é bem melhor do que chegar em uma altura e ter que fazer todos de uma só vez (Penso eu).

A Manuela decidiu deixar a troca do carro, pois não quis aumentar a sua carga de trabalho e tinha esta possibilidade e também pensamos em um carro mais em conta, mas ela quer aquele mercedes, então deixar para 2020 é o ideal e vale lembrar aqui que ela começará a fazer uma poupança a partir de Maio/2019 menor e pretende subir no início de 2020.

Então a ideia aqui hoje é aprendermos a colocar prioridade! E amanhã vou falar ainda sobre prioridade e vou um pouco mais fundo na ideia de investigarmos como conseguir realizar cada etapa! Tratarmos cada uma delas com mais atenção para que nos aproximemos do sucesso.