GARANTIAS! (Parte II) – 145/365

Continuando a dica terapêutica com o tema (Garantias), quero contar uma história de uma cliente que me autorizou a falar dela omitindo o seu nome, é claro, e se está vendo esta dica II e não viu a anterior eu recomendo que veja antes a parte I no meu blog (https://www.ericpereira.eu/blog/garantias-parte-i-144365), para compreender melhor do que se trata.

Trabalhei com uma cliente durante 4 meses, iniciamos por Skype (3 sessões), depois continuamos presencialmente (Funchal) e a sua queixa principal era depressão, desânimo. Ela já tomava medicação há 6 anos e mudou algumas vezes, mas segundo o que ela me contou, tentou de tudo e nada resolvia a sua queixa principal, ok?!

Porém, o meu trabalho não é resolver aquilo que ela me traz, mas compreender aquilo que ela me traz e ajudá-la a compreender as suas feridas emocionais para que ela possa se conhecer e mergulhar dentro de si de maneiras diferentes e assim fizemos. Como ela morava na Inglaterra, o início teve que ser online e foi brutal, pois usamos as sessões para compreender melhor suas dores.

A sua história era ter sido demitida de uma empresa que prometeu que ela ficaria lá para sempre, já que ela ajudou a fundar a mesma e uma vez tendo ajudado “até” na pintura da primeira loja, ela acreditava que era (garantido) que cresceria dentro da empresa e que viveria lá para sempre. Essa é uma palavra que não gosto muito (para sempre), mas já acreditei em coisas eternas…. um dia!

O facto é que a empresa não a promoveu durante 9 anos, mas prometeu fazê-lo um dia. Ela era feliz ali, porém a empresa fechou há 6, 7 anos atrás e ela ficou desempregada, sem dinheiro e na mesma altura o seu filho de 19 anos decidiu emigrar para a Inglaterra, para onde ela também foi viver depois de alguns anos, mas não se adaptou.

A questão é que nas primeiras sessões parecia que ela tinha parado no tempo e só falava no início da empresa e de como ela trabalhou duro para construir aquele projeto. Eu até acredito que sim, porém ela não percebeu que o seu atual quadro emocional se dava justamente por ela viver intensamente o que ela fez e “acabou”. Ela não entendia que não existem garantias nesta vida e repetia sempre: “Mas ele prometeu que….” Acreditando que o seu então amigo e empresário tinha a obrigação de ter dado certo e tê-la promovido. Talvez ela esteja certa quanto à promoção, mas mesmo assim a vida não oferece nenhuma garantia sobre o amanhã.

Eu discutindo isso com ela em uma das sessões, a mesma me dizia que se eu pensar assim não seria nunca feliz, pois precisávamos acreditar no melhor. Eu acredito que acreditar no melhor, ter fé, manter pensamentos positivos, atitudes assertivas e fazer tudo corretamente é mesmo uma questão importante e muito válida, mas mesmo assim isso não é garantia de absolutamente nada.
Eu neste momento da minha vida tenho um Instituto que foi fundado em Portugal há 3 anos atrás, IPE – Instituto Ponto de Equilíbrio e tenho 2 consultórios na Madeira, outros 2 consultórios em Lisboa e pensamos abrir mais 2 em algum lugar de Portugal. Hoje corre tudo bem, temos fila de espera, agenda lotada e quais as garantias que posso ter que isso será para sempre?

Claro que pelo índice de sucesso, pela metodologia que aplicamos e pela maneira como eu coordeno a minha equipa, cada vez mais as coisas correm bem. Recebemos até pessoas de Paris, Luxemburgo, Inglaterra, recentemente recebemos de África, mas sinceramente isso não é garantido e ponto!

A vida NÃO oferece a nenhuma pessoa garantias! Independente da idade, do sexo, estado civil, conta bancária…. Não oferece nenhuma garantia, então por favor pare de se sentir culpado, pare de carregar o peso da tristeza, do arrependimento, pois o que aconteceu, aconteceu, o que passou, passou. Você pode sim continuar a viver no passado, pode sim continuar a reclamar e até se recusar a continuar, porque um dia a vida quebrou todas as regras contigo e perdeu aquilo que era (antes) garantido, ou pode se concentrar no ponto de viragem e se a sua verdadeira intenção for de transformar, amanhã o foco será este na dica GARANTIAS! (Parte III).

Vou fechar com chave de ouro este terceiro dia focado no mesmo tema e se está acompanhando todas elas, escreva abaixo 10, para que eu saiba que estamos juntos!

Até amanhã!