90 Dias Meditando – 228/365

Eu já fiz vários processos de meditação, auto-hipnose, concentração e nem sempre segui como determinei. No início me sentia altamente irritado com estes processos, porém, as últimas vezes que determinei tudo foi feito exatamente como eu visualizei e estes processos foram muito ricos em minha vida.

O meu último trabalho foram 90 dias fazendo ho’oponopono e logo na primeira semana vi resultados incríveis em minha vida, tanto que logo estava eu ensinando todos os meus clientes a fazer a mesma coisa e sei que alguns tiveram resultados impressionantes.

Estes dias tenho feito um dia ou outro de meditação, mas hoje decidi iniciar um processo de 90 dias de meditação, então pretendo separar 30 minutos do meu precioso tempo para mergulhar diariamente o mais fundo que eu puder em mim e aproveito para estender este convite pra você que me segue e por favor, leia esta dica até o fim e perceba o quanto isso pode ser útil para a sua vida.

Tem pessoas que abominam a ideia de meditar, pois acham que precisam seguir uma série de regras estranhas, enquanto na verdade (pra mim) o processo de meditação deve ser simples, leve e prazeroso e não posições cansativas ou ritmos longos e torturantes. Eu já fiz vários processos de 5 minutos e agora vou seguir estes de 30 minutos, pois creio que é o que é bom pra (mim) e quero que avalie o meu convite fazendo o que é bom para você, ok?

Eu não sou um profissional da meditação, então as minhas orientações serão sempre baseadas na minha experiência e antes de entrar neste assunto quero falar um pouco sobre os benefícios que pode atingir meditando diariamente.

Acredito que meditar traz inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente. É muito mais que aprender a gerir o stress do dia a dia ou relaxar e muitos estudos já comprovam que a meditação traz mudanças no cérebro.

A meditação feita frequentemente ajuda a desacelerar os pensamentos, melhora as perceções e moldam as estruturas físicas do cérebro.

Em 2014, o Departamento de Medicina da Universidade Johns Hopkins, divulgou um relatório afirmando que além de milhares de anos de evidências anedóticas, alguns dos benefícios da meditação que já foram comprovados em estudos e ensaios clínicos incluem a redução dos riscos de obesidade, ajuda a redução de consumo exagerado de alimentos, redução da dor crónica e melhora a qualidade do sono, reduz consideravelmente as dores de cabeça e auxilia na recuperação de dores crónicas e doenças cardíacas.

Já li também relatos de médicos que recomendam para transtorno bipolar, depressão maníaca e transtornos alimentares. A meditação também diminui inflamações e constrói um sistema imunológico mais forte, sem contar que aumenta os sentimentos positivos, incluindo felicidade, conexão com os outros, calma, compaixão e paz.

E se por qualquer motivo “ainda” tiver dúvidas, recomendo que faça pesquisas, compre livros sobre o assunto ou siga especialistas que falam muito sobre meditação e mindfulness. Eu recomendo que conheçam o trabalho da querida Mikaela Övén – Mindfulness, Heartfulness & Parentalidade Consciente, autora dos livros Heartfulness – Enfrente a vida de coração aberto e Educar Com Mindfulness.

Além de adquirir os seus livros, sugiro que a sigam no Instagram (miafulness).

A minha ideia é realmente simples.
Acordar, fazer a minha higiene e depois sentar na minha sala (Como fiz hoje), colocar um mantra indiano para ouvir que tem 30 minutos (Não é obrigatório), sentar em uma posição confortável (Eu encosto no sofá e cruzo as minhas pernas) e depois disso respirar… Eu aprendi a respirar muito pela barriga. (Puxa a respiração e enche a barriga, segura por 5 segundos e solta pela boca suavemente e esvazia a barriga).

Vou me concentrando cada vez mais na minha respiração e gosto de pensar que se eu (no início) prestar atenção e controlar a minha respiração, vou mandar uma mensagem ao meu inconsciente que estou exercitando a minha respiração, que estou mergulhando dentro de mim e assim vou fazendo…. E meus pensamentos? Normalmente no início “até” penso em algumas coisas, mas percebo que quanto mais me concentro, menos penso e deixo-me ir….

Eu gosto muito de colocar intenção dos meus processos e já fiz meditação com vários propósitos e estes 90 dias estão meu foco MAIOR é a minha saúde espiritual, física e mental, então a minha intenção é a minha “conexão” e sugiro que também encontre uma intenção para fazer este processo.

A ideia aqui é fazer! São 90 dias e para algumas pessoas isso é muitoooo e para outros não é nadinha…. Acompanho uma pessoa que esta fazendo um desde dezembro/2017 400 dias de meditação e vejo o que ele diz que tem mudado em seu dia a dia e digo: Uauuu! Du Caralho! (desculpa. Me entusiasmei).

Aprendi na vida que existem os que falam muito, reclamam, fazem mimimi e os que respiram fundo, vão lá e fazem! Espero que esteja comigo neste segundo grupo!

Uma intenção, 90 dias (No seu tempo) e constância será o segredo para alcançar o resultado desejado.